segunda-feira, 3 de junho de 2013

Não há melhor no mundo do que as crianças!

Tenho saudades de ser criança. De não pensar muito, de viver o dia-a-dia sem preocupações, sem dores de cabeça, só com alegrias e sempre com muito mimo. Lembro-me de como o tempo passava devagar, de como tinha tempo para o saborear....nunca mais eram as férias, e depois nas férias estava sempre ansiosa que começassem as aulas, só para sentir o cheirinho maravilhoso dos livros prontos a estrear. Sim, eu era daquelas crianças que adorava estudar, sempre muito bem-comportada e óptima aluna. Nunca chumbei a um exame nem tirei uma negativa (só uma...na faculdade). Mas nem por isso deixei de ter tempo para ser criança e para brincar como tal. E lembro-me que o dia da criança mais feliz que tive enquanto tal, foi num ano em que passamos os primeiros dias de Junho na quinta de uns amigos, no Alentejo (ai que saudades!). Éramos sempre pelo menos um dúzia de crianças, e passávamos sempre uns dias fantásticos entre cavalos, passeios no monte, boleias de pick-up, partidas de futebol com os mais crescidos, caça aos gambuzinos...eram dias fantásticos. Mas a vez que me lembro que fui mais feliz no dia da criança foi num ano, pelo menos há uns vinte, que chovia desalmadamente em terras alentejanas. Nós, as crianças, brincávamos cá dentro, mas sempre a olhar lá para fora, para ver se aquele dilúvio nos dava tréguas. Até que um crescido se virou para nós e disse: "Querem ir lá para fora? Então....força!" Ficámos incrédulos, sem saber se era mesmo verdade o que tínhamos acabado de ouvir. Mas sem hesitar, corremos para o pátio em frente a casa e fomos felizes, encharcados, à chuva. A brincar nas pocinhas e a atirar água uns aos outros. Mas fomos felizes naquela meia hora! Por muitos anos que viva nunca me vou esquecer daquela meia hora. Não foram presentes, ou doces, que nos fizeram o dia....foi uma meia hora de chuva em campos alentejanos! E é isso que gostava de proporcionar aos meus filhos.
Mas como este sábado não choveu (e ainda bem..) os programas foram outros, igualmente deliciosos. O nosso dia da criança começou na sexta-feira, com uma ida ao famoso Sr. de Matosinhos, que nunca dispensamos (mesmo antes de as crianças nascerem!) O cenário era perfeito para um daqueles filmes americanos, tais eram o algodão doce e as maçãs do amor, e os gelados de cone cheios de corantes e cor. Os miúdos vieram com um grilo para casa, que é pena ser mudo, pois ainda só abriu a asa! Mas entre carrinhos de choque, cavalinhos e carrosséis, os miúdos foram reis! O cheirinho a sardinha assada e a pão com chouriço, a jantar por aquelas bandas quase que nos obrigou, mas o sono do M. ganhou....que com toda aquela excitação não aguentou!
Esta foi a nossa épica ida ao Senhor de Matosinhos:

 
 
No dia seguinte, fomos os três ao Zoo de Santo Inácio passar a manhã do dia da Criança da melhor forma possível, com os animais que o S. e o M. tanto gostam. Estavam tão contentes que não conseguiam parar de rir, e nem a fome e o calor os demoveram de ir cumprimentar todos os habitantes, um a um, que o S. já sabe de cor e tudo! Os animais preferidos do S. são as suricatas e os pinguins, e no sábado não conseguia perceber porque é que com todo aquele calor não podia ir tomar banho com os pinguins....o S., que até tinha fato-de-banho no carro e tudo! Tão simples! Porque é que os adultos complicam! Ah, e ficou muito admirado por os pinguins serem tão pequeninos e já saberem nadar sem boias! Pode ser que se entusiasme com a natação (começa hoje)! A verdade é que todas as nossas idas ao Zoo são educativas, divertidas e inesquecíveis! E esta foi, com certeza, uma delas. Ora vejam só:



Lá vai ele, o Sr. Pinguim, que tão bem já sabe nadar, e sem boias! Os meus Cosy boys deliraram!
Palavras para quê? A alegria estampada na cara dos nossos filhos diz tudo!




 

 
 
 O domingo foi passado na praia, ou melhor, a almoçar na esplanada da praia, porque o vento só nos deixou molhar os pés, mas já deu para tirar a barriga de misérias. Espera-nos uma semana com muito calor, por isso quem, como eu, não pode aproveitar os dias, restam-nos uns belos de uns passeios ao cair da noite, porque o sol deita-se mais tarde e com ele não leva o bom tempo!




Boa semana Maisenas!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário