segunda-feira, 15 de julho de 2013

Mercado dos Santos...e dos sonhos

A mais que gira Ana Rita Clara disse-o, no programa Mais Mulher, e também acertou...o Mercado dos Santos também foi o Mercado dos Sonhos. Também ajudou a construir os sonhos de muitas famílias, devastadas por doenças malditas que teimam em aparecer e a assombrar tanta e tanta gente por este país e mundo fora. É, realmente, assustador e até revoltante, o poder destas doenças. E como não acontece só aos outros e como nos sentimos insignificantes e  impotentes ao lado delas, vamos ajudar com aquele único bocadinho que conseguimos, e um desses bocadinhos passa por visitar eventos como o Mercado dos Santos.
A querida Marisa Barroca foi, mais uma vez, imparável, conseguindo unir tanta e tanta gente em torno de um ideal: ajudar quem mais precisa. E o contributo das marcas foi, desta feita, essencial para o sucesso deste Mercado. Obrigada também à querida L. do Little M, que foi quem fez o trabalho todo e quem tem todo o mérito! A banca solidária tinha peças deliciosas, de marcas mais que conhecidas que não ficaram indiferentes a esta causa. O S. adorou a ideia e juntou-se à L., como vendedor solidário. Até tinha caixa registadora de brincar e tudo!
Mas, infelizmente, isto não é um Mercado de brincar. É um Mercado a sério, tão a sério que conseguiu unir esforços para aliviar um pouco a dor destas famílias. Só um pouco, mas ajudou. E isso é o que interessa. Porque o Rodrigo nos marcou, nos ficou na cabeça e no coração. E tudo vamos fazer para que uma história triste como aquela não volte a acontecer.
Doenças malditas que invadem a vida de tantas famílias. Vivo, hoje, uma história como essa tão de perto, e estou com o coração mais pequenino do que uma ervilha. Está apertado, muito apertado, encolhido e mirrado. E hoje, mais do que nunca, me sinto impotente perante a desgraça que é uma doença destas.
Por isso Maisenas, vamos abençoar iniciativas como esta, para que histórias como  a do Rodrigo tenham finais felizes, sim?
E vamos rezar por todos aqueles que estão a passar por esta doença maldita, por todos aqueles que deixam famílias órfãs, mágoas abertas e uma saudade infinita.

 
 

Despeço-me por hoje, não antes de vos deixar o texto escrito pela Marisa Barroca, que espelha bem o espírito vivido por detrás deste Mercado dos Santos, que também é um Mercado dos Sonhos e da Esperança:
 
"Ainda em “ressaca” depois da maratona de montagem e desmontagem do Mercado, não podemos deixar de prestar a nossa homenagem.

Homenagem a todos quantos dispensaram uma parte do seu domingo para nos visitar, para participar na recolha do CEDACE, para provar os nossos petiscos, fazer compras solidárias e partilhar sorris...
os!
Homenagem a todas as marcas que estiveram presentes e iluminaram o Mercado com a sua arte, criatividade e bom gosto!
Homenagem a todas as marcas que, não podendo estar presentes, doaram os seus artigos para venda na Banca Solidária!
Homenagem a todas as marcas e “chefs” amadores que, cedendo bebidas e petiscos, contribuíram para alimentar o corpo e repor os níveis de energia dos solidários!
Homenagem à Casa do Vizinho e a todos os Vizinhos que possibilitaram a realização do Mercado cedendo mesas, cadeiras, toldos e tantas outras pequenas coisas sem as quais nada teria sido possível!

Sabíamos à partida que o Mercado seria sempre um sucesso porque nasceu de uma causa solidária e moveu muitas energias positivas e muitos esforços em prol de uma causa solidária. Nem tudo foi perfeito e agradecemos a vossa compreensão, críticas e sugestões de melhoria às quais tentaremos sempre dar resposta dentro das condicionantes de uma organização informal, voluntária e que começa cada projecto do nada, dependente da boa vontade de todos!

A organização destes eventos é sempre, necessariamente, fruto da paixão e do coração de alguns voluntários que durante muitos dias procuraram garantir as melhores condições a quem participasse e a quem nos visitasse. Foram muitos telefonemas e emails a pedir apoios, muita quilómetros para recolher patrocínios, muitas horas de jardinagem, limpeza, montagem e desmontagem para que a Casa nos pudesse receber a todos!
E é por isto que também sentimos a necessidade de prestar homenagem a todos os voluntários que fizeram parte da organização do Mercado. Porque sabemos que cada um de vós também tem uma vida, com tons de arco-íris mas muitas vezes também com dias cinzentos, e entendemos que o esforço a que se prestaram nos últimos dias implicou uma grande entrega e muitos sacrifícios. A vós, e às vossas famílias, o nosso grande agradecimento. Não podendo retribuir-vos de outra forma, esperamos que o nosso agradecimento e a satisfação de estarem a contribuir para um mundo mais solidário seja suficiente para vos cativar-vos para os próximos Mercados!

Este Mercado continuará nos próximos dias com duas actividades.
A partir de amanhã poderão consultar no nosso Facebook, num álbum a designar “Leilão Solidário”, os artigos que não foram vendidos na Banca Solidária e que serão disponibilizados para venda online (os lucros continuarão a reverter para as causas identificadas e, no fim do leilão, publicaremos a receita total obtida com este Mercados dos Santos).
Também a partir de amanhã, publicaremos “shots” de entrevista com as marcas do Mercado. Porque esta é também uma forma de ser solidário, dar a conhecer as histórias de vida por trás da marca e promover a vossa arte e engenho!

E sim, haverá próximos Mercados! Porque haverá sempre causas que o justifiquem e porque, mesmo num mundo ideal, teremos sempre a oportunidade de celebrar, com o Mercado, os laços de solidariedade e afecto.
O próximo evento será já em Setembro e desta vez focamo-nos no Desporto e Vida Saudável para promover a solidariedade… O que vem aí? O II Torneio do Dragãozinho Azul dedicado à Fundação Dragãozinho Azul e às causas apoiadas pelo Paulo Sousa Costa. Fiquem atentos, haverá novidades em breve!

Ao Filipe, ao Nando, ao Renato, ao Diogo e à Maria Raquel desejamos uma vida cheia de oportunidades.
Sabemos que, infelizmente, não está nas nossas mãos alterar o vosso destino mas gostamos de pensar que passo a passo se constrói uma esperança e se abrem novas oportunidades. Que este Mercado tenha sido um desses passos e que as vossas famílias possam continuar e ter a força necessária para construir os passos seguintes!
O nosso sonho é que um dia, num futuro próximo, se possam juntar a nós e organizar outros Mercados para ajudar a construir os passos de outros.

Até breve!"
 

Sem comentários:

Enviar um comentário