domingo, 30 de março de 2014

A História do Benjamim que não queria ir à Escola.

Era uma vez o menino Benjamim. O Benjamim tinha 5 anos, era magrinho, tinha duas covinhas, e usava o cabelo à tigela (mas um pouco desordenado). O Benjamim era muito bonito, inteligente e organizado. Gostava de fazer desenhos, construções de legos, e adorava jardinar com os Pais e a mana mais velha, a Violeta. Mas o Benjamim não gostava de ir à escola. Não sabia bem porquê, mas a verdade é que, apesar de já ter 5 anos, chorava cada dia que passava. E chorava, chorava...Chorava para  acordar, chorava para o pequeno-almoço tomar, chorava para se vestir, chorava para à rua sair. Até chorava mais que a mana pequenina, a Amelinha. Ou porque a barriga lhe doía, ou porque estava a chover, ou porque simplesmente não queria, ou porque tinha medo de se perder...
Até que um dia, a Mãe desistiu. A Mãe desistiu de obrigar o filho a ir à escola. E o Benjamim, feliz da vida, passou a ficar em casa. De manhã até à noite, o Benjamim não ia a lado nenhum. Brincava sozinho, via desenhos animados sem ninguém, pintava devagarinho, fazia construções e pistas de comboio sem desalinho, mas sem saber que, mais cedo ou mais tarde, iria precisar da companhia de alguém!
A verdade é que, nos primeiros tempos, o Benjamim sentia-se bem. Mas à medida que o tempo ia passando, o Benjamim ficava ansioso que chegasse o fim do dia, para as manas chegarem, a respirar alegria. Ao fim-de-semana, as manas iam para as festas dos amigos da escola, e o Benjamim ficava em casa com os Pais, sem nada para fazer, porque com os seus brinquedos já não se conseguia entreter. O Benjamim acabou por ficar sem amigos. E quando começou a perceber que estava sempre sozinho, e sem fazer nada, entrou em  desatino, e ficou mais triste do que a noite escura e gelada.
Um dia, numa bela manhã de sol, o Benjamim passou pelos seus antigos amigos da escola, que iam à praia com a Professora.
- Olá! - diz o Benjamim, muito contente.
- Quem és tu? - Responde um menino impaciente.
- Sou o Benjamim, já joguei contigo à bola!
- Ah! Já sei! Foste aquele menino que saiu porque não gostava da escola!
- Pois fui... - sussurra o Benjamim, a olhar para o chão.
- Diz-me uma coisa, Beija-Flor...
- Benjamim! - diz, ainda em tom brincalhão.
- Ou isso....lá onde estás, tens alguém com quem brincar?
- Não... - responde, já com ar ameaçador.
- E tens alguém para os números e letras te ensinar?
- Não tenho, não...
- E tens algum menino com quem os brinquedos possas partilhar?
- Só à noite, com as minhas manas...
- E agora tens alguém com quem possas à bola jogar?
- Também não - começa o Benjamim a soluçar...
- E, já agora, tens alguém que te ensine a cantar?
- Não, snif... - e o Benjamim começa a chorar.
- Não chores Benjamim, ainda vais a tempo de para a escola voltar! - Diz o menino, arrependido por ter sido muito severo com o amiguinho, que chorava sem fim.
E o Benjamim deu meia volta, sem para trás olhar.
Nesse dia à noite, quando a Mãe chegou a casa, o Benjamim perguntou se ainda ia a tempo de para a escola voltar:
- Prometo que nunca mais faço perrices para vestir, nem para dormir!
- Nem para tomar o pequeno-almoço, nem para lavar os dentes? - pergunta a Mãe, toda contente.
- Não Maínha! Vou começar a fazer tudo sozinho, tal como a Violeta. Vou ser o seu aprendiz! - responde o Benjamim, já senhor do seu nariz.
- Posso ir já amanhã Mãe? Posso? Posso? Posso?
- Amanhã não que é sábado, querido. Mas na segunda-feira a Mãe vai falar com a sua Professora, para o Benjamim voltar para a escola!
E na segunda-feira lá foi, feliz, o Benjamim, de mochila às costas, cheio de vontade de aprender, de com os amigos conviver, e, acima de tudo, de crescer. Porque escola é vida. E todos os meninos, de uma forma ou de outra, vão para a escola da vida.


Fim.


Apresento-vos o Benjamim!
A personagem principal dos Contos Infantis by Maisena
Ilustração: Francisco Ortigão Costa


 
 (Todo o copyright ou outros direitos de propriedade intelectual presentes no texto, imagens, e outros conteúdos do blog são propriedade Maisena)

 

5 comentários:

  1. Um passo mais do que natural. Assim, até parece que escrever é fácil. Muito parabéns! E muito obrigada pela partilha! <3

    ResponderEliminar
  2. Que Máximo!!!! Muitos Parabéns Maisena! beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por partilhar publicamente as histórias. Uma boa inspiração para quando nos faltam os livros ou a imaginação. Quem sabe não sai daqui um livro de histórias infantis cheio de pinta!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada a todas, muito obrigada pelas vossas palavras TÃO queridas!!!

    ResponderEliminar