sexta-feira, 12 de setembro de 2014

A única plantação de chá na Europa!

Os amantes de chá, como eu, vão adorar saber (se é que já não sabem...) que a única plantação de chá da Europa fica nada mais, nada menos, do que na ilha de S. Miguel. Eu confesso que já tinha ouvido falar do Chá Gorreana, do qual sou fã incondicional. Só não sabia é que a sua plantação - e a sua fábrica com mais de 100 anos -, é única na Europa, continuando a tratar do chá com as suas técnicas artesanais, como se estivéssemos ainda em 1883. Mais, esta curiosidade não fica só por aqui. A fábrica do Chá Gorreana é apenas o ponto de partida para mais um percurso pedestre verdadeiramente inesquecível. Regressei à minha lua-de-mel e senti-me no céu, no meio dos campos de arroz em Ubud, Bali. Nem mais.
 
 



 

 
Vale mesmo muito a pena! Trouxemos toneladas de Chá Gorreana para casa, e todos os dias, antes de nos deitarmos, viajamos de novo para o meio dos campos de chá, com aquele odor inigualável. E aquela cor que só os Açores sabem criar. 
 
Antes de regressarmos a casa ainda fizemos uma paragem na Caldeira Velha, onde se sente que estamos verdadeiramente numa ilha prestes a entrar em ebulição. Sentimo-nos como se fosse na cratera de um vulcão. Com piscinas naturais de água que vai até aos 60 graus, o que é preciso mais?
 
 
 
As noites em Ponta Delgada são húmidas e quentes, com praças repletas de gente, restaurantes em cima das ruas e das igrejas iluminadas, como se estivéssemos num conto de fadas. Há dois sítios que aconselho vivamente: o Colégio 27 e a Tasca, onde comemos o melhor bife de atum fresco que temos memória. Só de pensar...dá vontade de já hoje lá voltar!
 
 
Porque os Açores não são só generosidade de Mãe Natureza. Os Açores são tudo isso e muito mais. Muito mais, Maisenas! 


Sem comentários:

Enviar um comentário