domingo, 10 de novembro de 2013

Uma questão de nervos!

Começo a ficar verdadeiramente preocupada com o M. Com a sua luta constante contra o sono, contra a almofada, a caminha tão gira, tão aconchegante. Porque é que, de repente, o ciclo muda, a vontade não perdura. Logo o M., que era sempre tão certinho na hora de ir dormir? Atirava-se para os lençóis, e se falasse pedia para ir para a cama. Porque é que, de repente, veio esta fobia, este pesadelo?  Todos os dias é isto. Todos os dias. Se no início quase que falava nisto por brincadeira, agora é a sério. Muito a sério. Estou verdadeiramente a ficar desesperada e não sei o que fazer. Qual atarax, qual história de pasmar, qual música de encantar? Nada funciona. Nada.
Hoje, no cúmulo do desespero, deixei-o chorar. E não bastaram 10 minutos para apanhar um susto de morte. Estava na sala e de repente ouvi um estrondo no meio do choro...o M. caiu abaixo da cama de grades. E não sei se foi de cabeça, de lado, de costas ou de rabo. Sei que as minhas pernas tremeram, mais uma vez, com este miúdo. Não teve galos (para já), nem vomitou, e quase não chorou (pudera, sabe que fez asneira...) mas estou aqui ansiosa, com o coração bem apertadinho, bem pequenino.
Agora finalmente adormeceu e não sei se hei de acordá-lo. Mas está sossegadinho, e a linha 24 vai, mais uma vez, ajudar-me com certeza.
O M. não dorme e eu preciso de uma poção mágica para este problema...alguém, por aí, conhece? Noites sem dormir são a pior tortura, isso não há dúvida nenhuma. Quando adormecemos e passadas duas horas estamos a acordar sobressaltados, não é mau, é mau demais.
Quando engravidei do S. os comentários que mais ouvi foram: "Aproveita agora para dormir...depois é que são elas!" Na altura não prestei muita atenção... A minha barriga já era incomodativa que chegasse e por isso achei que quando o bebé nascesse tudo ia melhorar...e que se os bebés não dormiam é porque os Pais não sabiam educá-los. Meu Deus, tanta ignorância! Eu bem que tento educá-lo, juro que tento! Mas a luta do M. ganha. E ganha com vários pontos de avanço.
Por isso, Maisenas, hoje peço-vos sugestões, ideias e soluções para me ajudar a resolver todas estas questões. É uma questão de nervos, juro que é!
E agora vou mas é dormir porque daqui a duas horas tenho a certeza que vou estar outra vez acordada...
 
 
Be Brave F. e todas as Mães que estão a passar pelo mesmo!
 
 
 

8 comentários:

  1. cá em casa tenho 2 rapazes e o funciona sem falhar são as rotinas e irem muito à rua para se cansarem. A título de exemplo, o sebastião que tem 15 meses tem a seguinte rotina: acorda pelas 8h, às 10.30 vai ao parque até às 12h, almoça e sesta das 13h até às 15h por ex. Depois lancha e às 16.30 vai buscar o irmão à escola e vão para o parque até às 18.30, 19h. Depois banho, jantar e vai para a cama ver o seu cinema (baby einstein no computador) e depois adormece. Lá em casa adoramos baby einstein para os acalmar, em especial o seb. porque é muito mexido e só este programa é que o faz concentrar se e ficar quieto, ao mesmo tempo que aprende imenso. boa sorte!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou experimentar o baby Einstein! Não conheço, lá em casa é só mesmo Little Einsteins!
      Obrigada Leonor, um grande beijinho!

      Eliminar
  2. Antes de mais, coragem, porque não vai durar para sempre. Por muito que o acumular de noites mal dormidas nos faça achar que sim!
    A minha filhota tem agora quase 14 meses e sempre dormiu bem. Teve uma virose no Verão e parece que o chip do sono ficou avariado. Foram semanas de autêntica tortura. Com muito amor, muita paciência a coisa lá foi melhorando...
    Mas para ir ao sítio (não só por nós mas tb por ela, que para o desenvolvimento deles é fulcral dormirem) tivemos que usar, à nossa maneira claro, o método estivil.
    Claro que depende de criança para criança, mas com ela resultou. Foram 3 noites duras (porque custa ouvi-los chorar...), mas desde então que voltou a dormir como um anjo.
    Veja aqui como fizemos, pode ser que ajude: http://tucatulapequenotes.blogspot.pt/2013/09/dorme-dorme-meu-bebe-2.html e http://tucatulapequenotes.blogspot.pt/2013/09/dorme-dorme-meu-bebe-1.html
    Boa sorte :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Francisca, conheço bem esse drama! O Baby Boy era tão certinho no sono e deu-nos noites inteirinhas a partir dos 2 meses. De repente, aos 5/6 meses começou a acordar de noite, vezes sem conta (umas noites melhores, outras piores). De facto a privação de sono é uma tortura! Como eu praticava desporto federado e tinha treinos tardios à semana e jogos ao fim de semana, achei que devia ser isso. A minha semana era uma confusão total. O Baby Boy acabava por ficar alguns dias com as avós até tarde e e depois eu ia buscá-lo ou pai levava-o para casa, já a domrir. Não havia uma rotina diária definida. Assim que acabou o campeonato estava decidido que iria ficar-me por ali e agora já estamos em casa, com a nossa rotina (brincadeira ao final da tarde, banho, jantar, mais um bocadinho de brincadeira, lavar dentes, vestir pijama e história). Notei melhorias, mas o facto é que o Baby Boy continuou a lutar contra o sono. Temos que estar na nossa cama com ele para que adormeça, mas antes disso ainda se senta a rir, levanta-se e atira-se para trás.....parece um circo. Com o tempo foi melhorando e às vezes adormece comigo a cantar! É preciso não desanimar e ser persistente!
    O que eu reparei é que ele adormece mais rápido e dorme a melhor a noite dependendo da rotina durante o dia. Para o Baby Boy, o ideal é levantar-se às 8.00, brincar a manhã toda até ao almoço. Como fica muito cansado, adormece quase em segundos por volta das 13.30 e só acorda lá para as 15.30/16.00. Fica acordado até ao jantar e por volta das 21.30/22.00 vou adormecê-lo! Ele tem 17 meses e ainda está com as avós. Sonho com o dia em que ele me vai pedir para ir dormir (e de preferência pelas 21.00/21.30).
    Da minha curta experiência, o ideal é ter uma rotina durante o dia com uma sesta apenas e logo a seguir ao almoço (o mais cedo possível) e depois uma rotina à noite, com os pais. Quando ele nasceu, comprei um livro que falava sobre a importância das rotinas. Tem o título de "Bebé Feliz" e é da enfermeira inglesa Gina Ford.
    Espero que as noites e as idas para a cama melhorem rapidamente por esses lados, seja com que rotina/solução for. Às vezes o difícil é encontrar-mos a melhor solução para os nossos filhos! E muitas vezes a solução não está nos livros, infelizmente!
    Beijinhos

    P.S. - Tenho uma sobrinha com 7 anos que só adormece a ver televisão. Os pais eram contra a tv no quarto, mas o que é certo é que colocaram uma e ela adormece em 3 tempos. As crianças são mesmo diferentes!

    ResponderEliminar
  4. Olá, francisca. Tenho um rapaz com 17 meses e desde que nasceu que o meu sono nocturno tem, pelo menos, um intervalo. Até aos 12 meses, para além de acordar muitas vezes durante a noite, era muito difícil de adormecer. Desde então, adormece bem embora continue a acordar várias vezes. Concordo que a privação de sono e uma verdadeira tortura. Já li de tudo sobre sono de bebés e já falei com vários pediatras sobre este problema de sono. Já experimentei vários métodos também. No meu caso, o que resultou para adormecer bem foi dar-lhe melamil (4 gotas) meia hora antes de dormir durante um mês, a conselho do pediatra, naturalmente. regulou o sono e adormece sempre a mesma hora. Passei a dar-lhe banho mesmo antes de dormir, em vez de antes do jantar, e acho que isso o relaxa muito, o que também ajuda. Paralelamente, tenho uma rotina muito rígida a noite: jantar às 19.30, banho às 21.30, seguido de história a meia luz e leite, lava os dentes também a meia luz e deito-o na cama dele. Também cortei com a tv e acho que lhe fez muito bem, está mais calmo. Quanto a deixar chorar, inicialmente era contra . O que faço agora e dar o benefício da dúvida e atendo logo mas se vir que e fita deixo-o chorar e saio do quarto, volto passados 3 minutos e digo-lhe que o adoro e por isso quero ensina-lo a dormir sozinho e saio, voltando passados 5 minutos e repito o mesmo e mais 7 minutos e ele acaba por adormecer. Apesar de tudo, como disse, ainda acorda pelo menos uma vez por noite mas melhorou muito. Durante o dia só dorme depois do almoço cerca de 1h. Acho que os bebés são todos diferentes e temos de aprender a lidar com o nosso, que e único. Ter muita paciência e aceitar a sua maneira de ser. Compreendo perfeitamente o que deve estar a passar, até porque nunca o deixei a dormir com ninguém, pelo que tenho mesmo 17 meses de noites mal dormidas. Muita força e boa sorte. Joana

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    4 gotas de melamil! É um indutor do sono, não faz com que durmam mais ou melhor, apenas adormecem com muita facilidade.
    Foi recomendado pelo pediatra dos meus filhos e resultou a 100%.
    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Não tenho receitas milagrosas mas posso partilhar a miha experiência. A minha bebé ainda tem 8 meses e até aos 5 ou 6 só adormecia ao meu colo, embalada. Depois tentava deitá-la muuuuito devagarinho para não acordar e chorar. Depois li um livro: "Healthy Sleep Habits, Happy Child". Depois percebi que ela tinha que aprender a adormecer sozinha porque, caso contrário, poderia vir a ter problemas em adormecer no futuro. Por isso, comecei uma nova rotina: banho calmo, massagem e pijama, comer e ler uma história. Depois disso é fechar janelas, desligar a luz e fechar a porta (e digo-lhe tudo o que estou a fazer para começar a associar essas palavras ao processo de ir dormir). Finalmente, canto-lhe uma canção e digo que a vou deitar e que nos vemos amanhã de manhã. "Dorme bem, gosto muito de ti" , deito-a na cama e saio. A primeira vez que fiz isto ela chorou MUITO, a segunda também e cada vez menos até hoje que muitas vezes nem a ouço quando saio. Um dos grandes problemas está na nossa percepção do choro. Não significa sempre sofrimento. Por exemplo, nesta questão do sono, muitas vezes, significa apenas que a criança está a batalhar com ela própria para conseguir dormir e isso é frustrante. Apercebi-me disso quando às vees entrava no quarto a pensar que a ia "socorrer" e ela só chorava mais no meu colo porque o que ela queria era mesmo dormir. O método de ir entrando funciona mas não pode vacilar (é muito difícil eu sei!) porque se ele percebe que consegue dar-lhe a volta não vai desistir. Outra questão pode ser ele não gostar de se sentir preso na cama de grades. Nessa situação aconselhava a por só um colchão no chão. Há muitos bebés que passam logo a dormir melhor. Até pode no início sair da cama e adormecer no chão, mas não há problema nenhum. E com o tempo até vai começar a ir para a cama sozinho durante o dia quando tiver sono.

    Só mais uma coisa, o dia-a-dia também influencia muito o sono por isso dias muito agitados vão resutar muito provavelmente em maior dificuldade em dormir. E também a qualidade das sestas também tem impacto no sono nocturno. A minha bebé deita-se às 18:00 e acorda às 6:30/7:00 do dia seguinte (acorda 1 a 2 vezes para comer e volta a adormecer) e faz duas sestas e acho que é o deitar cedo e não estar demasiado cansada quando vai para a cama que também a ajuda a manter este ritmo.

    Bem, qualquer coisa que possa ajudar diga! :)

    ResponderEliminar
  7. Melamil. 4 gotinhas com um pouco de água a seguir, meia hora antes de ir p a cama.

    ResponderEliminar