quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Promessas cumpridas

Começar bem o ano é fácil. É só fazer uma lista daquilo que está mal e que há muito queremos mudar e pronto...já está. Até podemos pegar na lista dos anos anteriores e tentar, este ano, finalmente cumprir com o prometido. O problema é mesmo a quantidade de promessas feitas e não cumpridas. Porque é fácil prometer. Difícil é cumprir.
Por isso, Maisenas, nada de prometer feitos que sabemos que não vão acontecer. Nada de dizer: "Este ano vou levantar-me às seis da manhã e começar a correr todos os dias" ou "Este ano só vou comer alimentos saudáveis para emagrecer 10 kilos" ou até "Este ano vou dormir 9 horas por dia"... 
O importante é anotarmos aquilo que sabemos que é possível acontecer, como por exemplo: "Este ano vou preparar a roupa e a lancheira dos miúdos no dia anterior" ou "Este ano vou levantar-me dez minutos mais cedo para não chegar sempre 10 minutos atrasada" ou até "Este ano vou ser mais generosa, rir mais, brincar mais com os meus filhos, ajudar mais o próximo, e viver mais a vida!" Isso sim, podemos tentar, porque nunca é tarde para começar a trabalhar na nossa felicidade.
Aqui fica a dica, façam uma lista daquilo que vos faz feliz e separem-na daquilo que vos traz coisas menos boas. Dividam aquilo que vos tira o stress e a ansiedade, do que vos traz bem-estar e riqueza espiritual. Façam-no com letras bem grandes, e ponham-na em destaque no vosso frigorífico, para que a possam ler e reler todas as manhãs, e assim começar melhor o vosso dia, a vossa semana, o vosso mês, o vosso ano.
Ter um calendário giro na nossa cozinha também ajuda ao planeamento familiar, para que possamos ir riscando os eventos da nossa vida, com uma caneta bem fluorescente. Quem tiver ardósia na cozinha, ainda melhor, pois é uma maneira gira de decorar um espaço e de aproveitar para planear, planear, planear.
Durante a semana a rotina é muito importante,ou seja, devemos viver com regras e horários, enfim, uma vida mais esquematizada, para que possamos aproveitar melhor os breves momentos a dois, em família ou mesmo sozinhos. Ao fim-de-semana podem vir as asneiras, as fugidas à rotina, e todas as outras coisas boas da vida. 
Já fizeram a vossa lista para 2014? Eu já, e a minha é mais ou menos isto:

MENOS:
- Coca-cola Zero
- Ataques repentinos e inúteis a bolachas
- Sentimentos excessivos de culpa
- Preocupações
- Dúvidas
- Medos
- Dores de cabeça
- Inseguranças
- Queixas
- Ignorância
- Planear o não planeável
- Achar que temos tempo para tudo.

MAIS:
- Amor (ainda mais)
- Mimo
- Cafuné
- Bons Livros
- Saber ouvir
- Viajar (ainda que cá dentro)
- Produtos biológicos (desde que haja chocolate biológico)
- Cinema (ainda que em casa)
- Jantares de amigos
- Confiança
- Gratidão
- Gargalhadas sentidas





Enviem-me a vossa, Maisenas!

1 comentário:

  1. Cá em casa sempre fomos habituados a fazer as New Year's resolutions no início do ano. E se, quando era mais nova, não valorizava muito, hoje em dia, são o meu grande contrato comigo própria. Não passo sem as resoluções por perto para ir dando uma vista de olhos para que não haja nenhuma que me passe ao lado.

    As pessoas que trabalham comigo sabem perfeitamente que as tenho e como as levo mesmo a sério. :)

    Concordo que as resoluções têm, de facto, de ser passíveis de serem cumpridas. Resoluções vagas são sinal de desleixo para mim. Os objetivos têm de ser concretos. :)

    Este ano não consegui concluir uma... a da leitura. Fiquei a meio livro de terminar a resolução. Fiquei triste (mesmo triste), mas com filhos doentes, não deu mesmo para esticar mais o tempo.

    Feliz ano novo! :)

    ResponderEliminar