terça-feira, 11 de março de 2014

Junto ao rio...

O nosso sábado foi passado à beira-rio. Água espelho, a ouvir o conselho do sol: - "Gozem-me que eu não duro para sempre!", dizia ele, reticente...E bem que não saímos dali, com chapéus e sombra das árvores, digo eu, mas a sede era tanta que só voltámos para casa quanto lá fora estava escuro como breu.
O fim-de-semana foi passado no campo, naquele nosso sítio, cheio de magia e encanto. Todos os dias fazemos um programa diferente, ao ar livre, minha gente! Gostamos de cheirar o mar de inverno, de molhar os pés na areia molhada, ainda gelada, de comer gelados de nata, umas vezes com morango, outras não, gostamos de fingir que é Verão. Gostamos de andar a pé nas vias junto ao cais, gostamos de andar por aí a correr, até não podermos mais. A verdade é que naquele dia de sol, o nosso Sebastião pequenino aguentou 6 km a andar na sua bicicleta sem pedais! Estacionámos o carro na ciclovia que liga Gondarém a Cerveira, e lá fomos em direcção à feira. Uma estrada linda, com o rio mesmo aos nossos pés, e as montanhas ao fundo, lá bem longe, a perder de vista. As árvores dançavam à nossa passagem, e os passarinhos cantavam com aquela paisagem. O vento cheirava a camélias e os transeuntes espreitavam a água e quase que caíam, feitos Ofélias. E ainda deu para umas brincadeiras com água misturada com cubos de madeira e com terra, cheias de ar puro e sabor a serra.
O nosso país é lindo. Lindo! Será que nós, portugueses, nos lembramos disso, todos os dias? Será que sabemos dar valor à luz de Portugal (não é só a de Lisboa que é linda!), às cores, aos cheiros, aos sabores? Será? Será? Para quem não sabe, não tem a certeza, ou muitas vezes se esquece, espreitem só as nossas fotografias de um bocadinho do nosso sábado, e vejam se eu não tenho razão!
 



 


 




Gostaram Maisenas? Amanhã há mais!

2 comentários: