quarta-feira, 9 de julho de 2014

E a taça do mundo vai para...

As Mães solteiras (principalmente as que trabalham a tempo inteiro).
Nem mais. A semana passada estive 3 dias sozinha, e senti na pele a dureza que é educar sozinha. Chegar a casa às oito da noite, depois de ter passado a correr no supermercado e ainda ter tudo para fazer em casa, é dose. Miúdos cansados (porque já não são horas), banhos atarefados, jantares apressados, é duro. E depois de os deitar, depois de ter chamado mil vezes o Pai para ajudar (ai a minha cabeça...), ainda ter tudo para arrumar, é complicado. Já para não falar das noites mal dormidas, em que o "vais tu ou vou eu?" não existe. Vou eu e é se quero. De manhã, o fado é ainda pior. Birras e perrices para acordar, ou porque o pequeno-almoço não querem tomar, ou porque os dentes não gostam de lavar, misturados com pressa e com falta de paciência, é difícil. "O Pai é que me veste!", ou "Qué Pai, qué Pai!!!!" ou até "Só vou para a escola se for o Pai a levar-me!", é cansativo. E as piadas, as gracinhas e as saídas divinas dos miúdos, com quem dividimos? Com quem nos rimos? E a ronha da manhã, em que acordam meia hora mais cedo e vêm fazer ninho connosco, com quem partilhamos? Nunca pensei que ser Mãe Solteira fosse assim, com o bom e o mau só para mim. É certo que estou mal habituada pois o Pai S. ajuda muito em casa. Mas é certo também que mesmo os que não o fazem, estão lá, e o apoio moral dá outra segurança ao nosso cantinho.
E se um fica doente a meio da noite...como fazem? Lembro-me de uma amiga minha ter ligado aflita para os Pais porque o bebé estava doente e não sabia o que fazer, às 4h00 da manhã, ao filho mais velho. Se o levava às urgências, se o deixava nos avós (mas que viviam longe)... Será que alguém já parou para pensar nisto? E se acontecer alguma coisa a estas Mães, quem as acode? Quem toma conta dos miúdos? Com certeza que têm uma estrelinha especial, que olha por elas. Um anjo da guarda que não as deixa cair, que as faz andar para a frente, e sempre a sorrir.
Por tudo isto e muito mais, Mães Solteiras, tiro-vos o chapéu e dou-vos todos os louvores. A taça do mundo é vossa!
 
Andar sempre com os filhos às costas é duro....mas não deixa de ser o melhor do mundo!
 

1 comentário:

  1. É dose sim, e o pai da criança não ficar um fim-de-semana muito menos férias ainda é DOSE maior.

    ResponderEliminar