quinta-feira, 30 de maio de 2013

Mais de Maisena - Zen Zen Zen

 
 
 
 
A rúbrica de hoje é muito zen. E ainda bem porque tenho a certeza que é mesmo isso que muitos de nós estamos a precisar.
A Francisca (que grande nome!) é uma magnífica professora de yoga da Escola de Yoga da Foz que aceitou o meu convite para fazer parte deste cantinho zen com toda a simpatia e disponibilidade. Sem a conhecer pessoalmente, já percebi que é uma pessoa de bem com a vida, leve e que transpira good mood. Vamos tentar perceber porquê? Vamos lá!
 
1 – Numa palavra/expressão, o que é o Yoga?
Yoga é uma filosofia de vida. Yoga no seu sentido mais abrangente significa UNIÃO – União connosco próprios, União com o todo, União com os outros. Ao praticarmos/vivermos Yoga começamos a tomar consciência de que existe algo mais para além da nossa vida quotidiana e de que podemos e devemos viver cada dia de uma forma mais presente, aceitando aquilo que acontece com um sorriso, encarando as dificuldades/obstáculos como parte normal do nosso caminho e com a força para os ultrapassar.
 
2 – Porque é que todos devíamos ter um momento só nosso?
No nosso dia a dia a maior parte da nossa energia/atenção é dirigida para fora, no sentido de realizar tarefas, responder a solicitações, interagir no mundo das formas e dos sentidos, etc…A questão é que feitas as contas, quase não temos uns minutos para simplesmente ser, alguns momentos que permitam integrar todas as coisas que foram sendo absorvidas durante o dia…A prática do Yoga e da meditação, consiste precisamente neste momento, em que voluntariamente, criamos este tempo e este espaço que nos irá permitir não só digerir e integrar os acontecimentos, mas fundamentalmente  tomar consciência da nossa verdadeira natureza… conquistamos a possibilidade de estarmos no meio da multidão e nos sentirmos como seres individuais capazes de estar bem em qualquer lado, a qualquer momento. Voltarmo-nos para dentro é tão importante pois a chave de tudo está dentro de nós. Buscarmos cada vez mais o auto-conhecimento e usufuirmos de tudo aquilo que descobrimos para sermos felizes.
 
3 – Mente sã em corpo são. É mesmo verdade?
Acredito que sim. A mente e o corpo estão interligados de uma maneira muito profunda. Se o nosso corpo não estiver bem, isto vai-se reflectir na nossa mente e o inverso também se verifica.
Eu diria mais, esta é uma ligação a  três: mente, corpo e espírito. Se conseguirmos um equilíbrio entre estes três elementos, conseguiremos aproveitar a vida em pleno.
 
 
 
4 – Costuma-se dizer que “De pequenino é que se torce o pepino”. Porquê o babyoga? Qual a importância para o dia-a-dia dos nossos filhos?
O Babyoga é uma prática maravilhosa que estimula desde a mais pequena idade a manutenção da respiração adequada e o trabalho do corpo. Com esta prática , potenciamos o desenvolvimento físico/motor, sensorial, emocional da criança.
As aulas de Babyoga são aulas em conjunto, mãe/bébé, pai/bébé, avô,avó/bébé, em que, sobretudo os pais, descobrem uma nova forma de estimular o crescimento saudável do seu bébé. Esta aulas levam a um desenvolvimento entre ambos de um elo de ligação ainda mais forte e mais profundo devido a toda a interacção que é gerada.
À medida que vão crescendo, os babyoguis transformam-se em maravilhosos Yoguis vivenciando a brincadeira das posições e da respiração, a imitação da natureza, a tranquilidade do relaxamento no Yoga para crianças.
 
5 – É verdade que o babyoga ajuda as crianças a dormir melhor? É verdade também que ajuda na concentração e na performance dos nossos filhos na escola?
As aulas de Babyoga trazem inumeros benefícios como Sono de maior qualidade, os bébés dormem mais e melhor, melhora a digestão e alivia as dores das cólicas, reduz a inquietação/irritação, ajuda o desenvolvimento neuromuscular, aumenta a autoconfiança e auto-estima, fortalece o sistema imunitário e aumenta a consciência corporal.
 
6 – Qual a importância da respiração e do saber respirar na nossa vida?
Eu quase que poderia dizer: eu respiro, logo existo J
Respirar é algo que nos é inato mas que nem sempre o fazemos da melhor forma. Quantas vezes sentimos “falta de ar”, respiração acelerada? E será que nos questionamos o porquê de isso acontecer? E será que verificamos que isso acontece quando estamos a vivenciar situações de maior stress e inquietação. A respiração reflecte por inteiro o nosso estado mental e, o nosso estado mental, reflecte-se a nível físico e emocional.
A maravilha de saber respirar correctamente é que tudo se altera quando o fazemos.  A visão daquilo que consideramos um problema torna-se mais clara, as soluções aparecem de forma mais imediata e a nossa saúde agradece.
 
 
7 – Onde é que a prática do Yoga e da meditação pode influenciar a nossa Felicidade?
Todas as práticas que nos conduzam ao auto-conhecimento vão necessariamente conduzir-nos à felicidade. Pela sociedade em que vivemos, pelas exigências que esta nos coloca, muitas vezes não temos tempo para nós, tempo para viver, tempo para Ser.
O Yoga e a Meditação permitem-nos isto, levam-nos à realização/consciencialização de todo o nosso potencial. São momentos só nossos, em que exploramos o nosso ser mais profundo e nos permitimos conhecermo-nos e assim dar aos outros aquilo que temos de melhor.
 
 
 
8 – É verdade que o nosso corpo fica mais moldado e mais elegante com a prática do Yoga?
O Yoga trabalha corpo e mente. Acima de tudo o que acontece é que com a prática vamos desenvolvendo uma consciência corporal mais aprofundada que altera a nossa maneira de pensar e de ver os nosso hábitos. Começamos a “sentir necessidade” de fazer uma alimentação mais saudável e equilibrada e que, necessariamente, vai contribuir para uma prática mais desperta, activa e feliz.
 
9 – A vossa escola tem um modo de estar na vida?
Cada uma de nós (professoras) procura, acima de tudo, transmitir aos que por nós passam aquilo que tem de melhor. Contactamos com pessoas de todas as idades e isso dá-nos uma riqueza imensa. Reecebemos as boas vibrações das nossas Pré-mãmãs, absorvemos a energia das crianças, enriquecemo-nos com  o conhecimento dos adultos e vibramos com a sabedoria dos seniores.
 
 
10 – Por último, quais os ensinamentos que gostariam de deixar aos vossos alunos?
As aulas de Yoga constituem para mim uma partilha. Muitas vezes sinto que recebo muito mais do que aquilo que dou. Hoje estou grata por todos aqueles que têm passado na minha vida e que a tornaram muito mais rica e foram moldando a  minha definição de Yoga.
Pessoalmente considero que cada um de nós vai, com a prática, construindo o seu Yoga e vivenciando cada técnica, cada respiração, cada posição de uma forma diferente.
Aquilo que gostaria de deixar era uma palavra de carinho por tudo aquilo que me têm trazido e, a certeza de que juntos, continuaremos a crescer.
 
 
 
 
Obrigada querida Francisca, adorei!!

E agora Maisenas, a terceira surpresa da semana!
A Escola de Yoga da Foz vai-nos dedicar uma hora zen e dar uma aula experimental num qualquer sábado de Julho. Venham vivenciar o conceito de stress less, fundindo a mente, o corpo e o espírito num só!
Maisenas, apressem-se (aqui a palavra está bem utilizada...) a fazer a vossa reserva aqui, indicando apenas o sábado de Julho que preferem (sendo certo que ganha o que tiver mais votos!) Vai ser muito zen!
Gostaram da surpresa? de hoje? Pois é, não há duas sem três!
 
Ah, e não se esqueçam:
 
 

1 comentário:

  1. Maria Manuel Teixeira Lopes3 de junho de 2013 às 16:18

    A Francisca é uma pessoa muito especial que possui muitos ensinamentos para uma filosofia de vida mais assertiva. Bem haja!

    ResponderEliminar