segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Mea culpa? Não me parece, mas...

Os meus filhos são o meu maior tesouro. Mostraram-me o que é o amor puro e duro, sem mas nem porquês. Mas também me deram a conhecer as noites más. Logo eu, que nunca tive insónias, nem medo de monstros debaixo da cama. O Titão e o Manel só me começaram a dar noites decentes quando fizeram 2 anos. Foi o maior presente que podia receber! Um clique nas suas cabecinhas e...já está: dormir toda a noitinha! O ZM vai pelo mesmo caminho...para pior. Vai fazer 6 meses mas em termos de noites ainda parece que tem 6...semanas. É como um relógio suíço...de 3 em 3 horas lá está ele. As poucas vezes que fui jantar fora sabia que até às 2h30 da manhã tinha que estar em casa, porque o ZM ia acordar para a segunda rodada da noite. Ai a minha vida que já não tenho idade para isto!! Dizem-me que é uma questão de educação, que a culpa é minha porque habituei-o mal...pode ser...pudera, ainda a mamar e sem o deixar chorar! Não há milagres! E não...nunca fiquei duas horas com ele a meio da noite a tentar enfiar-lhe a chupeta, para não se habituar a mamar cada vez que resolve acordar. Não tenho estofo para aguentar! Acorda? Então, fome ou não, quero é que me dê perdão. Não vou alinhar em maratonas nocturnas pela casa, tentando "aldrabar" com aerom-om até fartar. Experimentem isso com 3 filhos em casa e a começar a trabalhar logo quando os bebés fazem 3 meses! Queremos é dormir o pouco que conseguimos, e o resto é conversa! Mais uma vez, aqui, a velha questão: cada bebé é um bebé, com o seu ritmo próprio. Posso estar enganada, mas acho que a culpa de os meus filhos dormirem mal não é só minha. O universo e as estrelas ditaram que assim fosse. O que interessa, ora essa, é que sejam saudáveis e que sejam felizes, meus amores. Esta Mãe ainda aguenta estas noites em branco, os meus únicos dissabores!

6 comentários:

  1. Esta fotografia é um encanto! Parabéns pela audácia de desafiar o socialmente esperado e proporcionar esta riqueza aos seus filhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh! Muito obrigada! Que bom que é ouvir (ler) elogios tão bons ;)
      Um beijinho

      Eliminar
  2. Francisca revejo-me nas suas palavras, não sou mãe de 3 mas sim de 2 meninas e a mais pequenina também tem 6 meses!!! Deixar chorar, nem pensar... De dia mama de 2 em 2 horas e de noite passa o tempo a mamar e a dormir na minha cama... Mas é a única forma de ela acalmar, ser feliz e eu descansar ( também trabalho desde os 3 meses dela), se faz da "mama chucha como dizem"? Talvez faça mas se ela gosta, se odeia chucha e só adormece na mama ou a chuchar no dedo que

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a minha Caetana é igual. Odeia a chucha e só se consola na maminha e agora também nos dedos. De noite tantas vezes que depois de acordar 3 e 4 x fica comigo na minha cama. E assim dormimos as duas

      Eliminar
  3. assim seja!! Parabéns por ser essa mãe os seus filhos agradecem!!!

    Felicidades!

    ResponderEliminar