segunda-feira, 6 de maio de 2013

O rescaldo...

Depois de um fim-de-semana em grande, de grandes emoções, grandes desafios, grandes descobertas, grandes projectos e...muito mimo, ainda estou abananada!
 
Pois é, o fim-de-semana começou na 6.ª feira à tarde, com a festa na escolinha do S. Foi a minha estreia e posso dizer que cheguei a casa com o coração a transbordar de amor e orgulho no meu querido filho. E todas as Mães sentiram o mesmo, que eu sei :) Entre uma canção que nos deixou com uma lágrima no canto do olho, um teatrinho em que as Mães eram as protagonistas, e um presente feito pelos nossos minis, qualquer Mãe ficou derretida. Que bom que é conhecer um pouco do dia-a-dia dos nossos filhos, das pessoas que tratam tão bem deles e saber que estão 100% integrados e felizes!
Só tive pena de não ter conseguido chegar a tempo à aula experimental de yoga para crianças que a DePantufas organizou. Já conhecem a DePantufas? Pois bem, achei a ideia muito original, podendo ser útil a qualquer Mãe da Invicta! A DePantufas está aberto todos os dias, a partir das 19 horas, e aceita crianças a partir dos 2 anos de idade. Se algum dia precisarmos de ir às compras, à ginástica, ou mesmo ao cinema ou a um jantar e não tivermos com quem deixar os nossos filhos, podemos confiar cegamente no DePantufas e na Maria Teresa que é um amor de pessoa! Ah, e podemos levar o jantar que o DePantufas também trata do assunto! Quando ouvi falar deste conceito adorei, e acho que pode ser útil a muitas Mães que em qualquer altura podem não ter com quem deixar os babies!
 
No Sábado a manhã foi passada a trabalhar no meu mais recente projecto, que vai dar que falar! Só tenho pena de ainda não poder divulgar, porque acho que todas as Mães que gostam de se sentir bonitas vão A-D-O-R-A-R!
 
À tarde um almoço no campo, com muito sol, muito calor e muito convívio à mistura. Que saudades que eu tinha de um programa assim, em que reinam a boa-disposição e o dolce fare niente!
Também me enchi de pena de não ter conseguido ir ao pic-nic organizado por duas queridas Mães do Porto, de um grupo de Mães no FB absolutamente fantástico em que já somos milhares, de norte a sul do país. Achei a ideia deliciosa (também houve um em Lisboa, ao mesmo tempo!), pois muitas das Mães que só se conheciam virtualmente puderam finalmente juntar-se para muita conversa, partilha de experiências, dicas, conselhos e, de certeza, muitas gargalhadas! Tudo in loco!

Podia ser um dos meus!
 
 
Infelizmente não pude ir pois fez um mês que o meu querido Avô nos deixou. Por isso o resto da tarde foi dedicado à família. A saudade invadiu-nos e o sentimento de vazio aumentou. Foi um ano difícil, em que em menos de 5 meses perdi os meus Avós (com quem eu tinha uma ligação muito especial), e por isso tivemos todos que ir buscar força onde achávamos que era impossível. Hoje gostaria de partilhar este texto de Saint-Exupéry, que muito me ajuda quando parece que tudo é triste e cinzento:
 
"Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas há os que não levam nada. Essa é a maior responsabilidade da nossa vida, e a prova de que duas almas não se encontram ao acaso" (...)
 
É, ou não é, um texto lindo?
 
O dia da Mãe começou melhor: a ajudar os que mais precisam. Logo de manhã corremos para o evento Todos por Um, e ficámos orgulhosos ao ver a fila de possíveis dadores de medula óssea que se amontoava nos corredores da "Casa do Vizinho", e ainda não era meio-dia! Ainda tive a enorme felicidade de contar um conto às crianças, em que muitas delas fizeram questão de fazer parte da história, do teatro, das marionetes e tornaram esta manhã inesquecível para esta Mãe. Obrigada queridas Ms. e L. por terem sido uma ajuda preciosa nesta história de encantar.
Obrigada à querida Marisa Barroca e a todos os organizadores deste evento que foi um sucesso, ora vejam só:
 
Todos por Um - Porto
- € 5.500,38 recolhidos;
- 150 inscrições de novos dadores.


Obrigada a todas as Mães e respectivas famílias que fizeram questão de passar por ali, naquele que era o seu dia, mas também o dia da Mãe do Rodrigo e das Mães de todos os que estão a viver este drama. Obrigada a todos os que contribuíram com o seu tempo e o seu trabalho para esta causa e por darem voz àquilo que todos já sabíamos mas que voltámos a não esquecer: Somos um povo solidário, que abraça qualquer causa nobre com uma força que ninguém consegue separar.

 


Adorei ter estado com as queridas bloggers Nortenhas Tia Cocas e My Baby Blue Blog! Ainda tive a felicidade de conhecer pessoalmente a Magda do Mum´s the Boss, que encheu uma sala com o seu magnífico workshop!
 
O resto do dia da Mãe foi passado literalmente "colada" aos meus filhos, com um almoço delicioso na Avó B., uma tarde bem passada, em família, ao sol, a aquecer o corpo e alma, e um fim de tarde na praia, já com camisola mas com o ego lá em cima, a lembrar as coisas boas que temos em família...porque ser Mãe também é isso, é saber dar graças por tudo o que temos, é aproveitar os momentos felizes e saboreá-los como nunca.
E sabem que mais? O M., com 15 meses, deu-me o melhor presente do Dia da Mãe: a 1.ª palavra! Pois é, com esta idade, o S. até já dizia: "Vivó Porto!", mas o M. acha que fala tudo e não diz nada...até ontem, quando, para meu espanto, se mete dentro da casinha de brincar da Avó B., espreita à janela e diz, a olhar para mim: "ÓIÁ" Bem tentei, vezes sem conta, que repetisse a proeza! Qual quê! Mas o presente foi dado, e quem dá não tira, não é Bolinha?
 
O Mogli e o Bolinha tão queridos e felizes com os seus kits Coobie
 
 
 
 
Fez-me falta a minha Avó, pois também era um bocadinho minha Mãe e não havia um único primeiro domingo de Maio em que não lhe ligasse ou não fosse lá dar um beijinho. Nunca pensei que um simples gesto fizesse tanta falta...não é com certeza pelo gesto em si, mas pela pessoa que estava por detrás desse gesto, e tudo o que significava e continua a significar para mim!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário