sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Síndrome de Mãe (não) ausente

Quase, quase a chegar o grande dia.. a adrenalina aumenta a cada segundo que passa, de tal maneira que se parar para pensar invade-me um medo obscuro, quase em ritmo alucinante! Por isso vamos mas é continuar a trabalhar e tornar o próximo sábado um dia para mais tarde recordar!
E de repente, deu-me uma saudade imensa dos meus filhos, do Verão, dos dias inteiros colada aos babies, sem rotinas, nem perrices, sem corridas nem chatices. São tantas as vezes que me culpo por não poder estar todo o dia com os miúdos. São tantas as vezes que penso como tudo seria diferente se os dias não fossem sempre a correr... Durante algum tempo achei que seria a Mãe Perfeita se pudesse passar mais tempo com os meus filhos. Se estivesse sempre em casa, pensava eu (apesar de isso nunca ter sido uma possibilidade!), tratava lindamente dos miúdos, dos almoços, da roupa, dos jantares... E ainda dava para passear, ir à ginástica, às compras, etc e tal. Por isso, quando o M. nasceu, como o S. ainda não tinha 2 anos, decidi ficar com os dois babies em casa durante a minha licença. Assim quase que fingia que era uma dona de casa exemplar e uma Mãe fora do vulgar. Pois! Fraldas a dobrar, chupetas a triplicar, choros em uníssono, horários trocados, mamadas e biberons desconjugados...Onde estava a dona de casa perfeita? Não sei, mas em  minha casa não estava de certeza... Quando o Pai S. chegava a casa nem se queria acreditar, pois nem sequer havia jantar. E logo eu, que achava que até o pequeno-almoço à mesa íamos tomar!
Foi tudo uma bela de uma lição, pois já cheguei a pensar que não havia perdão para não estar todo o dia colada ao meu baby, e afinal o tempo de qualidade com os nossos filhos não é muito melhor quando estamos com eles em casa. É claro que há aquela meia hora deliciosa no parquinho a meio da manhã, aquela sesta invejosa com os babies a seguir ao almoço, mas o regresso a casa de uma Mãe trabalhadora ninguém lhe tira! A felicidade dos piolhos quando ouvem os nossos passos seguidos das chaves a tilintar na porta é o momento alto do dia. Por isso, Mães trabalhadoras que sofrem do síndrome de Mãe ausente, lembrem-se que Mãe ausente é aquela que não ouve os filhos, que não brinca com eles, que não lhes conta uma história, e que por isso não lhes fica na memória (acho que deve ser uma num milhão...). A Mãe trabalhadora até pode não estar todo o dia em casa, mas quando chega, a vontade de aproveitar os momentos perdidos é tanta, que todos os minutos contam. Todos! A paciência ainda está fresca, e a saudade intensa. Não pensem que são piores Mães, porque não são. E se algum dia chegarem mais tarde a casa, paciência, compensam no dia seguinte, ou no fim-de-semana. A vida deve-se viver assim, leve, sem grande espaço para pesos na consciência, para o "se a vida fosse diferente é que era", porque tudo se resolve.
E se perguntarem aos vossos filhos quem é a Melhor Mãe do Universo, de certeza que eles não vão pensar que a Mãe do amigo xpto é melhor que nós porque não trabalha. Porque essa razão não conta. Não há motivo para sermos desiguais. Cada Mãe é uma Mãe, à sua maneira. Mas todas fazemos os possíveis e os impossíveis pelos nossos filhos. Todas pensamos neles em primeiro lugar. Todas gostamos deles acima de qualquer coisa. Todas queremos o seu melhor. E com mais ou menos tempo disponível, todas somos as Melhores Mães do Mundo!

Hoje deixo-vos com uma fotografia que me enche a alma e o coração, e muita força para continuar naquele projecto muito meu, que amo de paixão e cuja estreia está marcada para amanhã (já!). Porque mesmo que nestes últimos dias tenha andado mais cansada, menos disponível, e mais stressada, tenho a certeza que, para os meus mais-que-tudo, a Mãe continuou a ser a mesma de sempre, e vive por eles maravilhada.
 
Quando voltar a ter dúvidas, basta voltar a olhar para fotografias como esta!




E não se esqueçam que amanhã temos encontro marcado no Jorge Lima Cabeleireiros, na Praça de Liége, n.º 98, Porto, das 10h00 às 20h00. O Maisena Mum&Kids Brands está à vossa espera, Maisenas!
Vai ser um dia de sol radioso cheio de novidades fabulosas para as Mães (e Pais!) e surpresas fantásticas para os filhos, pessoas mais que giras, marcas fora de série, projectos inovadores, happy hours, enfim....o M-Á-X-I-M-O! Venham daí!
Até amanhã, Maisenas, conto com todos!


 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário