quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Auto-manias

Já pararam bem para pensar nas vossas taras e manias? Naqueles tiques, vícios, pancas boas ou más, que os outros reparam e que nós nem sempre?
Para este novo ano, a minha dica é fazerem uma lista daquilo que cada um acha que é uma mania sua, e que pode mudar (ou não). Muitas têm a sua graça e até podem ser um traço da nossa personalidade. Mas convém pararmos para pensar nelas, porque muitas vezes pode cansar quem convive connosco diariamente.
Pois muito bem, deixo-vos uma dúzia das minhas taras e manias. Vejam se se identificam com algumas delas, e façam a vossa lista, para se tornarem em pessoas (ainda) melhores.

1 - Quando estou sozinha no carro, ouço música aos altos berros, e canto desafinadamente...até as pessoas dos outros carros fixarem os olhos em mim, escandalizadas.
2 - Tenho zero sentido de orientação, mas mesmo assim resisto ao GPS.
3 - Não sei ler mapas e não faço esforço nenhum em aprender.
4 - Consigo ser ao mesmo tempo organizada/distraída/trapalhona.
5 - Estou sempre, sempre, a mexer no cabelo, desde que me lembro que o tenho.
6 - Faço questão de ficar sempre 10 minutos na cama, depois de o despertador tocar, sabendo perfeitamente que esses 10 minutos da minha manhã são valiosos. Mas, mesmo assim, fico.
7 - Não consigo vestir/despir os meus filhos sem criar uma autêntica revolução no quarto deles.
8 - Tenho mau feitio assumido (há quem diga que as pessoas com mau feitio têm todas bom carácter. Gosto de pensar que sim).
9 - Tenho tendência para deixar armários ou gavetas abertas mas, ao mesmo tempo, os cabides do meu roupeiro têm de estar invariavelmente virados para o mesmo lado, e ser todos, mas todos, iguais (que panca!).
10 - Quanto maior a minha carteira, mais tralha acumulo. Por isso, demoro sempre horas a fio a encontrar as chaves do carro, principalmente quando está a chover a potes e não tenho guarda-chuva. Já para não falar do telemóvel, que está sempre (não me perguntem porquê...) em silêncio e em sítios recônditos!
11 - Deixo tudo em todo o lado, por isso muitas vezes as pessoas levam-me a casa peças perdidas que não são minhas. Na verdade, na cabeça daqueles que me conhecem, quando encontram alguma coisa que não lhes pertence, só pode ser da Francisca.
12 - Tenho medo (sim, medo!) de cortar o cabelo.

Eis a minha lista de auto-manias. Algumas bem ridículas, bem sei. Mas se não fossem estas minhas manias, eu não seria tanto eu. Por isso, vou continuar a tentar corrigir as mais graves, e viver bem com as mais ingénuas. Porque ninguém é perfeito, e o segredo está em inspirar os outros (no meu caso, os meus filhos), lidando com as nossas imperfeições.

Façam a vossa lista, Maisenas!

3 comentários:

  1. Revejo-me emn várias francisca! Principalmente na 9! looool e concordo que panca!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol Susana! Mas olha que estas são só uma pequeníssima amostra....!

      Eliminar
  2. Uau! Consigo-me rever em algumas: na 1, 6, 7, 8, 9 e a 10 (que me deixa com os cabelos em pé)!! :)

    ResponderEliminar