sábado, 15 de fevereiro de 2014

1 + 1 = 3

Pelo menos connosco foi assim. Foram dois bebés mais ou menos seguidos, que mais pareciam 3! Ainda apanhamos a fase das fraldas, das noites mal dormidas, dos biberons, das chupetas e dos o-ós a duplicar, e juro que parecia que era a triplicar. Foi maravilhoso e não tirava um único dia que vivi com os dois ainda muito bebés, mas foi duro, e só agora é que sinto que estou outra vez a voltar à vida normal. Parece mentira, mas é verdade!
É claro que há coisas que do segundo não repetimos. Muitas e variadas coisas. Aliás, se for a pensar, até que foram mais do que estava à espera. A verdade é que facilitámos no segundo filho. Não se chama desleixo, porque não há desleixo com amor, mas chama-se o sentido prático de Mãe de segunda viagem. Bem, a única conclusão que tiro é que se facilitamos assim com o segundo, o que será com o terceiro e assim sucessivamente! Acho que as Mães vão-se adaptando aos filhos. O segredo da Mãe-Natureza é mesmo esse, conseguir dividir-se pelo número de crias, e dar o mesmo amor a todas, sem excepção.
De qualquer modo, estas foram as coisas que fizemos no primeiro, mas que não repetimos no segundo filho (e muitas delas, ainda bem!) Descubram as diferenças:
 
1 - Nunca saíamos de casa sem um saco bem apetrechado, desde chupetas, o-ós, fraldas, toalhitas, bolacha-maria, biberon de água, e um iogurte, caso o bebé tivesse fome (do segundo, com sorte, levamos uma fralda...)
2 - Nunca ia para a cama sem ver se o baby S. estava a respirar...(não me lembro de fazer isso com o M!)
3 - Acordava a meio da noite para ver se o Sebastião estava tapadinho (bem, confesso que também já não o fiz com o M.)
4 - Punha despertador de 3 em 3 horas para o caso de o S. não acordar e de ter que mamar (com o M., mesmo que o quisesse fazer, nunca foi preciso...)
5 - Saía de casa sempre com uma mantinha no carrinho de passeio, fosse Verão ou Inverno (hoje em dia é preciso estar muito frio para me lembrar!)
6 - Mudava a fralda de duas em duas horas para o S. não ficar com o rabinho assado (coitadinha de mim se continuasse a fazer isso...)
7 - Escrevia no livro de bebé todos os dias, para ver a evolução do baby S. nos seus primeiros dois anos de vida (ontem fui espreitar o livro do M. e já não lá ia....há mais de um ano!)
8 - Decorei e registei nos devidos lugares os dias e as horas em que nasceu o primeiro dente do S. (do M. quando reparei já tinham nascido dois!)
9 - O primeiro álbum do S. está todo preenchido, lindo de morrer, cheio de pormenores giros, desde o dia em que ele fez um mês (o do M. está por começar...)
10 - O Pai fez um filme do nascimento do S. de puxar a lagrimeta, com uma banda sonora deliciosa, a condizer com o dia em que nasceu o baby Sebastião (o filme do M. continua por editar...)
 
Uma coisa é certa, o amor verdadeiro é o mesmo, a sensação de coração a palpitar cada vez que os vemos é exactamente igual, a paixão pelo cheirinho, pelas gargalhadas espontâneas e pelas taras e manias de cada um é a mesmíssima coisa, sem tirar nem pôr.
Considero-me melhor Mãe desde que o Pote de Mel nasceu, mais relaxada, mais prática, mais racionalista, mais ponderada, e mais equilibrada, mas sem nunca deixar de lado a Mãe Galinha que há em mim. E acho que, se for ao terceiro, ainda vou conseguir dividir-me melhor entre os três, sem nunca deixar de dar mimo a cada um deles.
Porque não há nada melhor na vida do que ser MÃE.
 
 
Seja de uma forma ou de outra, lá em casa o trabalho ainda é tanto como se houvesse mais um bebé, é como se 1 + 1 = 3!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário