domingo, 16 de fevereiro de 2014

De repente já não há bebés?

O que fazer quando um bebé que agora tem a mania que fala, chega à sala às onze da noite e diz que quer ir para o banho?
Pois bem, são os frutos que colhemos da decisão que tomámos em passar o Pote de Mel para uma cama grande, no dia em que fez 2 anos. O M. andava já há uns meses a fazer birras valentes para ir para a cama. Muitas vezes ficava tão nervoso que, mesmo se depois o fossemos acalmar, demorava eternidades a adormecer. Eu e o Pai estávamos a ficar desesperados, até que nos surgiu uma ideia luminosa! A verdade é que o M. estava sempre a pedir para ir para a cama do mano. Ao princípio, achavámos que era por birra. Mas depois não. O M. estava era farto de se sentir preso, e se calhar até já tinha claustrofobia com a cama de grades.
Remédio santo: Fomos ao Ikea comprar uma caminha grande (mas ainda assim, pequenina), igual ao mano, e desde aí nunca mais tivemos birras para adormecer.
As duas camas dos babies agora estão bem seguidas, ao longo da parede, e até aproveitam o mesmo mosquiteiro. O quarto está muito mais clean. Visualmente fica muito mais bonito. E os Pais agradecem uns serões mais tranquilos na sala.
Pois...mas isso era o que eu dizia antes! Ontem já era tarde quando o baby resolve aparecer na sala, com o Ipad do Pai debaixo do braço, feito homem de barba, com o maior dos à vontades, a assobiar (juro que é verdade!) e a dizer que queria ir  TOMAR BANHO (?). O pirralho agora acha que é adulto, e que pode fazer o que os Pais fazem a essa hora?! Ficou pior do que estragado quando o mandámos de novo para a cama (entre risos disfarçados, claro!) e depois para adormecer outra vez é que foram elas! Só mesmo recorrendo ao co-sleeping (um tema polémico de mais para se falar no blog...)
De qualquer maneira, não estou nada arrependida de ter mudado o M. de cama. Correndo o risco de o miúdo fugir para a nossa cama a meio da noite - que também já aconteceu -, as horas do conto são muito mais calmas e serenas, porque quando não nos sentimos presos, obedecemos muito mais facilmente a quem nos impõe regras. E de pequenino é que se torce o pepino.

Eis algumas das minhas fontes de inspiração para esta mudança no quarto dos boys:





 

 
 

Uma dica para quem estiver em vias de mudar o quarto dos miúdos, que parece óbvia mas por vezes é esquecida: se as camas ficarem as duas niveladas e junto à parede, o quarto parece muito maior. Esta é a solução ideal para quem, como nós, não tem quarto de brincar à parte.  Porque tudo se cria, com um pouco de magia!
E por aí, Maisenas, quando é que mudaram os vossos babies de cama? Quando é que de repente deixaram de ter bebés?

4 comentários:

  1. Não, ainda não consegui deixar de ter bebés!!... mea culpa, mea culpa, confesso!! dou por mim logo pela manhã com um enfiado na cama e outro no berço encostado à cama. Todas as manhãs, penso cá com os meus botões... "isto tem de mudar"!... mas os dias e as noites passam e aqui a mamã galinha não larga os seus pintaìnhos. A minha esperança é que o tempo e a natureza hão-de se encarregar de mudar muita coisa. E acredito piamente que sim.

    ResponderEliminar
  2. Tenho um que faz 3 anos no mes que vem e esse sim já dorme no quarto dele e na cama dele.
    O outro tem 8 meses e ainda dorme no nosso quarto..
    Estará na altura de o mudar? Ai os receios..

    ResponderEliminar
  3. eu só posso mudar o sebastião da cama de grades aos...18 anos!!!!o míudo é um perigo, temos escadas em casa...enfim....que se aguente com as grades muito tempo :) mas ao zm tirámos-lhe as grades aos 18 meses

    ResponderEliminar
  4. :) também é bom eles fugirem assim de vez em quando... :)

    ResponderEliminar