terça-feira, 18 de março de 2014

Uma vida...

Os meus Avós fariam (fazem) hoje 60 anos de casados. Devia ser um dia feliz, mas não é isso que eu sinto, lá bem no fundo do meu ser. Os meus Avós não chegaram lá por pouco, e isso é quase como morrer na praia. Lembro-me da minha Avó ficar triste quando nos esquecíamos dos seus anos de casados. Lembro-me da minha Avó, quando fez 80 anos, dizer: "Quando fizer 60 anos de casados é que vai ser!" Nunca pensei que, depois de chegar aos 80 anos tão bem, tão viva, e ainda com tanto para dar, não fosse aqui chegar.
Para mim, perder dois Avós em pouco mais de 3 meses, não foi só ficar sem os Pais ao quadrado. Foi  como ficar sem o tecto do meu tecto, sem a âncora da minha âncora, sem o farol do meu farol. Foi como o cruzeiro do meu bote salva-vidas se tivesse afundado, e por isso andámos uns meses à deriva no nosso bote pequenino, sem motor. De vez em quando vinha uma ou outra onda maior mas, a verdade, é que conseguimos sobreviver à tempestade. Hoje, essa onda gigante vem dura e gelada às nossas memórias de elefante. E, por isso, este dia que era suposto ser de champagne, de chocolate e de gelatinas de todas as cores e sabores (a sobremesa preferida lá de casa), virou um dia de uma imensa e dolorosa saudade.  
A minha Avó era de Santo Tirso. O meu Avô de Famalicão. Conheceram-se em Guimarães (não fosse esse o nosso nome!), no restaurante Jordão, na noite de 31 de Dezembro de 1952, numa festa cheia de glamour e paixão, e desde aí nunca mais se largaram. 
No dia 18 de Março de 1954 casaram-se na Igreja Matriz de Santo Tirso, qual casamento da nobreza, qual união da realeza. Um casamento de pompa e circunstância, cuja fotografia sempre me marcou a infância. Mas mais do que isso, mais do que uma festa de casamento de sonho, os meus Avós viveram felizes para sempre. E isso, Maisenas, é raro. Muito raro. E muito me orgulha que seja a história de quem tanto nos ensinou, de quem tão bem dos seus cuidou, de quem tanto fez por nós. Esta é a história dos meus Avós.
No dia 18 de Março de 2014, fomos à terra onde os meus Avós continuam juntos, bem pertinho da Igreja onde casaram. Estão juntos, seja onde for, a brindarem o seu Amor. Podem não estar connosco, podemos não estar a vê-los, mas o essencial é mesmo invisível aos olhos, e o nosso coração está a senti-los, a percebê-los.
Parabéns, queridos Avós, por esta data tão marcante, tão emocionante, para o bem e para o mal. Parabéns por nos terem ensinado que o Amor é que é essencial (o resto vem por acréscimo...). A história dos meus Avós é o tema perfeito para um romance. Quando for grande, hei de escrever sobre o seu Amor. Agora, ainda não consigo, ainda me invade uma imensa dor.
 
 
 
Lá estão o meu Pai e os meus tios, 60 anos depois, exactamente no mesmo sítio onde foi tirada a fotografia do casamento dos meus Avós. A porta ao fundo hoje estava fechada, por isso não se vê a janela da Igreja. Os claustros também não foram contados com exacto pormenor, e a fotógrafa é amadora. Mas a saudade e o Amor estão lá, bem estampados na fotografia que tirei hoje e que hei de guardar pela minha vida fora. Pediram-me para a geração dos netos, daqui a 30 anos, fazer o mesmo. Estou, assim, incumbida de levar o meu irmão e primos à Igreja Matriz de Santo Tirso, no dia 14 de março de 2044. E que os meus filhos e respectivos primos façam o mesmo daqui a 60 anos!
Porque 60 anos são uma vida...
 

2 comentários:

  1. Que história maravilhosa Francisca... São exemplos desses que nos fazem acreditar que o amor existe! Eu felizmente também tenho um exemplo desses, os meus avós pais do meu pai que ao fim de tantos anos juntos e apesar de tantas diferenças de feitio continuam a amar-se incondicionalmente!

    ResponderEliminar
  2. Tão bonita esta história de amor, Francisca.
    E tão bonito este texto. Sente-se tanto o amor, a saudade...
    Adorei as fotos!
    E de certeza que os seus avós continuam felizes e juntos, como deve ser. E a olhar por vós.
    (uma feliz coincidência é que sou de Famalicão! por isso AINDA gosto mais desta história).
    Um beijinho enorme*

    ResponderEliminar