terça-feira, 17 de março de 2015

O bom rebelde

Se por um lado lá em casa temos um miúdo santo, que não se ouve, brinca em silêncio, é auto-didacta, curioso e muuuuito afectuoso, por outro temos o mesmo miúdo que fez agora 5 anos, e que acha que já é "grande", que não precisa de ter horas e rotinas como o mano "bebé".
Birra para se vestir de manhã, birra para lavar os dentes, birra para almoçar, birra para tomar banho, birra para pôr o pijama....enfim, Birra é a palavra de ordem nos dias NÃO deste meu Sebastião. Já ouvi dizer que os 5 anos são a afirmação da infância. Um pouco como a adolescência, mas no seu tempo. Já não são bebés, mas por um lado ainda são dependentes para tudo, apesar de não o acharem. Aprendem facilmente a dizer asneiras e a fazer caretas, e parece que desaprendem tudo o que de bom lhes ensinamos... ufa! Se isto é assim agora, imagino o que será daqui a 10 anos!
Sei que isto é só em casa, e de vez em quando (sim, não é todos os dias!!!) -  pois lá fora e meia volta está lá o meu Principezinho de sempre -, mas o que mais me preocupa é pensar se o bebé que aí vem vai desencadear atitudes típicas da idade neste Sebastião (que lá bem no fundo é um doce mais que doce). Quando o Pote de Mel nasceu, nunca senti uma ponta de ciúmes naquela cabeça pensadora. Será porque ainda nem tinha 2 anos? Como será a sua reacção com a chegada de mais um mano, agora que já tem 5? Espero que seja igualmente boa, e que esta seja apenas uma fase de passagem, de viragem e de emancipação deste meu querido Sebastião.
Aqui a fazer o papel de irmão mais velho na perfeição!
Como é aí por casa, Maisenas?

4 comentários:

  1. rapazes de cinco anos! tenho dito!! lol

    ResponderEliminar
  2. Não tenho rapazes, tenho 4 raparigas! Mas a mais velha que fez 6 anos agora é um bocado assim. Tem os seus dias de afirmação!!! É preciso ter paciência em dose reforçada! Mas com as irmãs nunca teve uma reacção má. Então com o bebe nem há palavras. É como uma mãe! Vai correr tudo bem, corre sempre melhor do que estamos a espera! Beijinho

    ResponderEliminar