quarta-feira, 25 de junho de 2014

Everything will be OK!

No outro dia, ouvi uma conversa paralela em que me chamou a atenção o seguinte: "Quem diz que a Maternidade é pêra doce, é porque não sabe o que diz! Ai se eu soubesse o que sei hoje!"
Fiquei perplexa com este comentário! É claro que a Maternidade nem sempre é um mar de rosas, mas como em tudo na vida, há-que saber tirar partido daquilo que tem de melhor, e que é muito! É claro que há Mulheres mais talhadas do que outras para serem Mães, também há aquelas que mudam radicalmente a partir do momento em que lhe entregam o filho nos braços, outras até que se sentem Mães logo quando sabem que estão grávidas. Há vários tipos de Mães, mas tenho a certeza que 99,9% delas sabem que ser Mãe é nada mais nada menos do que a melhor coisa do mundo. Por isso digam-me, por favor, que aquilo que eu ouvi foi, de facto, uma raridade!
Ando, nos últimos dias, com uma ansiedade silenciosa que me mói noites inteiras...e eu, a princípio, sem saber muito bem porquê...pois agora já sei! Vou viajar, e deixar os meus filhos entregues ao cuidado dos Avós. Bem sei que já estão habituados, bem sei que vão ficar com a Avó-Mãe, bem sei que sofro muito mais eu do que eles, bem sei que são só 3 dias, bem sei muito bem tudo isso e muito mais...mas que custa, custa!! Só de pensar que vou ficar uns dias a centenas e centenas de quilómetros de distância, dá-me uma claustrofobia que nem vos conto! Piscina, cães, escadas, tanques, tropeções, quedas, até com engasgamentos repentinos tenho sonhado! Nunca pensei que a Mãe Galinha que há em mim fosse cacarejar tão alto. Confesso que até tenho vergonha de o dizer (o que vale é que estou a escrever!!) O Mogli já sabe de cor e salteado aquilo que a Mãe lhe pediu: "Não se aproxime dos cães da Avó N., nem da piscina, que já sabe que é muito perigosa! Ah, e não deixe o Manel descer sozinho as escadas! E diga à Avó Bé que ao pequeno-almoço o Manel gosta mais de leite com chocolate do que de cereais! Cuidado com os copos de vidro, e com as cerejas que têm caroço! Ponha sempre o chapéu e as braçadeiras! E o creme! Ai o creme! Não se esqueça do antibiótico! Juízo com a bicicleta, sempre de capacete! Não empurre o seu irmão, tome bem conta dele! Não ande sempre descalço para não se magoar!...." Meu Deus, e não é que eu sou mesmo assim? Sou chata, muito chata, bem sei, mas depois dos sustos que apanhei no último mês, agradeço a mim própria ser assim. Qual Pata Choca, qual quê! Não me perguntem mais porquê...sou assim, e não sei como mudar.
Três dias que mais vão parecer 3 meses. Sei que o que mais custa é deixá-los, e que quando lá chegar, vou aproveitar ao máximo. Mas, por favor, digam-me que não sou a única Mãe no mundo a ser assim!

Sei que sim, sei que sim!
 

2 comentários:

  1. Claro que vai correr tudo bem Francisca. Muitas vezes nós mães fazemos um filme à volta de coisas muito simples. Faz parte :)
    Quanto ao comentário que ouviu, pode ter sido de uma mãe em tom de desabafo, mas a dizer as palavras da boca para fora sem as sentir na realidade. Porque todas as mães acabam por passar por preocupações, sustos, dias com menos paciência, mas o que de bom os filhos trazem acabam por "tapar" as coisas menos boas :)
    Desfrute da viagem e pense só em coisas boas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Francisca, revi-me nas suas palavras. Também me lembro de tudo e mais alguma coisa quando não estou ao pé da minha filha. Mas felizmente tem corrido tudo bem e com a sua viagem também vai correr! Um beijinho

    ResponderEliminar