domingo, 10 de janeiro de 2016

Deixar chorar ou não, eis a questão!

Eis uma questão que tem vindo a dar que falar. A eterna dúvida que qualquer Mãe tem, se deve ceder ao choro do bebé, ou se deve "educá-lo" desde cedo.
Pois bem, eu não sou de criticar nem muito menos de julgar quem não faz como eu. Acho que o instinto de cada Mãe é que deve prevalecer, em qualquer altura da vida dos nossos filhos. Porque cada bebé é um bebé, com necessidades e timings diferentes. Há uns mais seguros de si, outros mais carentes. E a verdade é que não está cientificamente provado que o mimo a mais faz mal (o chamado mimo bom). Pois bem, eu nunca deixei um bebé chorar. Já vou no terceiro, e posso dizer que o máximo que consegui foi de o deixar a "reclamar", enquanto estou ao lado a fazer outra coisa e a dizer, bem baixinho: "A Mãe está aqui. A Mãe já vai". Agora, métodos, teorias e não sei o quê para deixar o bebé chorar, só porque dorme melhor à noite, ou para não os "mimar" demais, não obrigada. Até posso ficar mais cansada, dormir pior, ou mesmo muitas vezes parecer uma zombie, o que seja, mas o meu instinto fica absolutamente em transe e nem sequer me deixa pensar, quando uma cria minha está a chorar. Há quem diga que os bebés acabam por se calar por exaustão. Eu acredito que possa ser assim, sim. E não quero que os meus bebés desistam de pedir colo. Daqui a dez anos nem me vou lembrar das noites mal dormidas, em que os resguardei, ao colo. Dos dias em que lhes dei de mamar, mesmo quando não tinha a certeza se era fome. Não me julguem, por favor! Eu só estou a dar todo o meu amor.
Lembro-me, como se fosse hoje, dos últimos meses de gravidez do Manel. O Sebastião ainda não tinha 2 anos, e ficava doente, a dormir mal, semana sim, semana sim. Como já não aguentava, pu-lo a dormir na nossa cama, para não ter que me levantar de grua cada vez que o Titão começava a chorar. Houve quem me dissesse que estava a cometer um "huge mistake", porque quando o Manel nascesse, o Sebastião ia sentir, e que não conseguiria voltar para o seu quarto, por achar que tinha sido posto de lado. Mas a verdade é que foi tudo muito natural. Quando o Manel veio para casa, o Sebastião vestiu logo a pele de "mano mais velho", e quis ir sozinho para a sua cama. Nada de choros, nada de cenas, ou mimo a mais (o chamado mimo mau...) Tento só dar mimo do bom, aconchego, colo, às vezes até demais, mas não me arrependo. Porque dias como estes, em que os meus filhos são pequeninos e pedem a Mãe, não vou ter assim muito mais...
Eu não deixo chorar. Ponto.

Mimo, com mimo se paga!
 

4 comentários:

  1. Estou totalmente de acordo! Sou incapaz de deixar a minha bebé a chorar! Se chora é porque precisa de algo, quanto mais não seja, de aconchego! Então para quê causar-lhe stress, ansiedade, insegurança,...?! Não me importo o que os outros possam pensar! Desde que eu e o papá estejamos de acordo, é tudo o que interessa! É possível educar com amor e miminho!

    ResponderEliminar
  2. Também tenho 3 filhos, de 9,6 anos e uma bebé de 3 meses, e nunca os deixei a chorar. Acho uma crueldade, deve ser uma sensação de abandono terrível para um bebé. E também dormem comigo se estiverem doentes, ou com medo porque tiveram um pesadelo. Hoje o mais velho já gosta de ir para a sua cama sozinho ler um livro por isso a minha experiência é que fiz o correto.

    ResponderEliminar
  3. Acho tão impossível! É mesmo instinto... se precisam de mais mimo, é mais mimo que dou, claro! :)

    ResponderEliminar
  4. Tenho dois, e foi sempre assim que atuei, muita maminha, muito colinho e muitas noites a dormir na caminha dos pais! E tudo correu muito bem.

    ResponderEliminar