quarta-feira, 31 de julho de 2013

Wonderful Kitchen

 
Lembram-se deste post aqui ? Pois bem, hoje vamos falar de cozinha. Lá em casa cozinhar não é comigo. O Pai S. é, para mim, o melhor cozinheiro do mundo e, apesar de desde sempre ter gostado de experimentar receitas novas, desde que casei nunca mais soube o que é cozinhar.
A verdade é que hoje em dia cada vez mais homens gostam de cozinha. Se pensarem bem os melhores cozinheiros do mundo são do sexo masculino.
Por isso decidi mostrar-vos um exemplo de vida de um jovem advogado, ex-colega meu, que juntamente com outros dois amigos (entre eles, uma advogada!), resolveu largar a advocacia e dedicar-se à cozinha. E ainda bem, pois o mundo da culinária ficou bem mais rico com o projecto youcook. Ora vejam só:
 
 
1 – O que é o youcook?
 
O Youcook é uma escola de culinária online em vídeo. Descobrimos que para aprender a cozinhar é muito mais eficaz ver fazer que do que apenas ler as instruções da receita. Assim, criámos receitas em formato de vídeos HD muito curtos e adequados às redes sociais, mas com todos os passos das receitas. Os utilizadores podem levar o tablet, o smartphone ou até o portátil para a cozinha e seguir os passos do vídeo ao mesmo tempo que preparam eles próprios a refeição.  
 

 
2 – Quem está por detrás deste projecto tão giro?  
      
Pedro Folgado Lobato - Advogado, sempre tive gosto por culinária, principalmente pelo "gozo" que dá ver os outros comerem algo que nós preparámos, que lhes está a dar prazer, característica esta que partilhava com a minha amiga de longa data Sofia Trigo Pereira - Advogada, mãe de dois filhos. A ideia da Youcook surgiu enquanto procurava aprender na net a fazer receitas de culinária indiana. Apareceu-me um vídeo no youtube em indiano (creio) que, apesar de não entender nada do que diziam, viam-se os passos e o aspecto que o prato ia tomando. Experimentei e correu muito bem. Convidei a Sofia para lançar este projecto comigo uma vez que estávamos nessa altura a pensar abrir "um tasco" juntos. A crise, o elevado investimento e a preponderância do factor "sorte" estavam a bloquear-nos e a Youcook pareceu-nos uma aposta que aliava culinária, novas tecnologias, marketing e... cabia dentro do nosso reduzido orçamento. Tivemos muitos amigos que nos ajudaram e contribuíram activa e muitas vezes "gratuitamente" para o projecto, desde a Mariana Almeida Mattos que é a responsável pelo nosso logótipo e imagem, ao Tiago Pedras que nos desenha e redesenha o site e nos ajuda a estar a par da evolução do social-media, ao Ivo Costa que nos ensinou "a brincar" às locuções, ao Eduardo Homem que nos deu horizontes comerciais.
Para fazer os vídeos pedimos ao Ricardo Oliveira Alves - Fotógrafo, que se prontificou a fazer os pilotos e acabou contratado para filmar os vídeos youcook. Mais tarde, o bom ambiente e cumplicidade e consequentes sinergias com que os três íamos trabalhando no projecto fez-nos tomar a decisão de convidar o Ricardo para integrar a sociedade.
É nos tempos de crise que surgem efectivamente oportunidades. A necessidade aguça o engenho e com muito trabalho, muita persistência e resiliência, com ajuda dos amigos e da família conseguimos lançar a Youcook, promover a marca Youcook, criar uma comunidade e aguentar UM ANO INTEIRO, sem ordenados, sem qualquer patrocinador, ouvindo "nãos" diários... até que a Lusiaves teve visão, apostou na Youcook, ao mesmo tempo que se tornou na primeira marca avícola nacional a disponibilizar aos seus clientes vídeo receitas de aves..        
 
 


 
3 – Qual o vosso conselho para quem não gosta de cozinha?
 
Que aprendam a gostar!! É raro haver alguém não goste "mesmo" de cozinha! O que sucede é que a falta de confiança e algumas tentativas menos bem sucedidas fazem com que se confunda "não gostar" com "não tenho jeito". E quando só "não se tem jeito"... por tentativa-erro ou por repetição aprende-se, nem que seja o básico. A Youcook é esse básico, mas um básico bom, com pequenos toques, nada complicado, com ingredientes fáceis de encontrar!! É um básico que permite já convidar amigos para um jantar e subitamente receber um elogio. Depois... é quase aditivo andar a experimentar novos sabores e acabar por dar um toque pessoal à receita. E sem se dar conta aprendeu-se a cozinhar sem que isso tenha sido uma chatice e cozinhar acaba por tornar-se até, uma actividade relaxante!   
 
Relaxante é esta pannacota de maracujá, só de olhar ficamos logo enfeitiçados!
 
 
4 – E para quem gosta, mas não tem tempo?
    
Preparação! Há muitas coisas que podem ser preparadas em quantidade de uma só vez e congeladas em porções. Molho de tomate fresco por exemplo pode ser congelado e posteriormente usado numa enorme quantidade de pratos, Moussaka, Esparguete à Bolonhesa, Empadões, Lasagna, como base de Arroz de Tomate, etc... e dá o mesmo trabalho fazer 1 dose ou 5 de uma só vez! Comprar Bacalhau Seco, demolhar e congelar dá para fazer desde Pataniscas, a Bacalhau à Braz, a Bacalhau com Natas, a Arroz de Bacalhau até ao Bacalhau à Lagareiro há mil coisas para fazer com Bacalhau. E o Bacalhau Seco é muito mais barato e tem outro sabor que o congelado não tem.
Naturalmente que a organização (até a mental) necessária para ter os pré-preparados feitos não se coaduna sempre com o ritmo de vida e disponibilidade de todos pelo que o "conselho mesmo" seria Procurarem os Pré-Preparados à Venda nos Supermercados e dar-lhes em casa um toque. Há coisas que não vale a pena perder tempo a fazer - Béchamel - é claro que nunca será exactamente a mesma coisa mas o Béchamel de Pacote, com um bocadinho de mostarda, noz-moscada, sal e pimenta preta fica fabuloso.
     
 
5 – Vão avançar agora com um projecto para crianças, querem falar um pouco sobre isso?
 
Os filhos da Sofia e os muitos "sobrinhos" emprestados que temos viam os vídeos e pediam aos pais para fazerem aquelas receitas com eles. E os miúdos são de fazer coisas e assim começamos a ter pais a partilharem fotos das receitas youcook com a ressalva que tinham sido os filhos a fazer. Lembramo-nos de desenvolver um formato especial para crianças e estamos a desenvolver o conceito, logos, mascotes, etc.

 
6 – Cozinha e crianças, combinam?
 
Se combinam! ;) Dedos lambuzados, molhos, misturas, farinha!! É tudo uma festa. Há os perigos inerentes e daí que as receitas para crianças (4-12 que os de 13 já fazem as receitas da Youcook "adultos"!!) tenham especiais preocupações com facas, fornos, gás, etc. Mas a ideia é que a actividade seja partilhada com os pais pelo que as crianças serão "convidadas" a pedir ajuda para qualquer tarefa potencialmente perigosa.

 
7 – O que é que vos dá mais prazer neste projecto tão giro?
 
Tantas coisas. É óptimo trabalhar assim e isso transmite-se nas coisas que fazemos. Há muito que as receitas que sabíamos de cor já se acabaram. Agora temos de pesquisar, experimentar, alterar, inspirar e ir inventando. É um processo divertido - há coisas que saem mal outras que saem muito bem e não sabemos como  é que lá chegámos. É um processo de pesquisa/experimentação muito giro! A nossa formação é Direito e na culinária somos como o comum dos mortais... Estamos sempre a aprender.
Outra coisa fabulosa é o feedback do público e o constatar que já existe um awerness do nome Youcook! Sem orçamento para outros voos a nossa divulgação foi feita quase em exclusivo via Facebook e Youtube e ter conseguido tornar a Youcook numa marca de que já se ouviu falar dá um prazer e uma realização enorme. Paralelamente, o ter conquistado reconhecimento enquanto marca permite-nos ter dezenas de opções de expansão, desde workshops a produtos com a nossa marca o que faz com que o trabalho diário seja estimulante e que haja um desafio constante à criatividade. Ah!!! ...
 e come-se muito bem no emprego!
Ai este tártaro de salmão! Um dos meus pratos preferidos!
     
 
 



















8 – Até onde é que querem ir?
 
É muita ambição mas gostávamos de ser recordados como tendo sido um marco no processo de aprendizagem da culinária, não só para os portugueses mas também para os estrangeiros que são fascinados pelas nossa culinária de inspiração mediterrânica. Para isso há que continuar a investir em conteúdos e funcionalidades ao mesmo tempo que se perseguem objectivos internacionais. Nós já temos os nossos vídeos no mercado brasileiro com locução em português do Brasil e estamos a fazer uma experiencia em Itália mas gostávamos de expandir a mais países e com isso criar uma montra da gastronomia e dos produtos nacionais.  
 

 
9 – O que é que pretendem revolucionar?
 
A forma como se aprende! Adequar a aprendizagem ao novo tempo livre e à evolução que experimentamos enquanto sociedade. Há 50 anos aprendia-se com quem sabia. Depois vieram os livros, depois os programas de televisão, depois a receita e foto na internet e estamos chegados ao momento dos social-media vídeos. A repetição é uma das mais antigas e mais eficazes formas de aprendizagem.

 
10 – Onde é que se vêem daqui a dez anos?
 
Numa guerra contra o peso! :) A fazer o mesmo, a desenvolver as novas áreas de negócio, já com uma estrutura e organização que nos permitam continuar a fazer o que nós motivou de início - ensinar a dar prazer aos outros e a nós próprios através da comida!

 
11 – Largaram tudo para se tornarem cozinheiros? Como foi a vossa história antes da youcook?
 
Pedro:
Advogado de formação exerci durante vários anos. Empreendedor e aventureiro sempre procurei algo que me libertasse da formalidade da advocacia. Nesse caminho fiz de quase tudo: tive uma empresa de vending de cafés e chás, um bar no bairro alto, dediquei-me a investimentos em bolsa, viajei a fazer mergulho e fotografia submarina durante cerca de 3 anos tendo conhecido imensos países desde a Ásia à América do Sul e África... que é uma paixão, vivi em Moçambique, vendi comida congelada para fora, forneci cheesecakes para restaurantes, tive uma cafetaria e bar de piscina em Esposende e a última experiência foi um bar/restaurante/escola de surf no sul de Espanha.
Sofia:
Sempre fui uma pessoa muito activa, enquanto estudante de Direito fazia alguns trabalhos para o Ministério dos Negócios Estrangeiros e ainda arranjava tempo para fazer voluntariado. Consegui fazer toda a minha vida de estudante de forma regular ou seja sem perder nenhum ano e com 23 anos apesar de formada continuei a estudar ingressando na Ordem dos Advogados e paralelamente fazendo uma pós-graduação em Direito do ambiente. A Advocacia sempre foi o meu objectivo e consegui concretiza-lo no entanto após algum tempo percebi que não correspondia, de todo, à minhas expectativas. Depois de sair do escritório de advogados onde trabalhava decidi exercer por conta própria tendo sempre em paralelo outras actividades. Com o aparecimento deste projecto o objectivo será ficar a trabalhar exclusivamente para a youcook.
Ricardo:
Sempre fui uma pessoa multidisciplinar e quase que hiper-activo.
Trabalhei em diversas áreas, quase todas da vertente criativa/artística, pois é aí que me sinto preenchido. Sou uma pessoa espiritual. Adoro viajar. Adoro conhecer pessoas diferentes e interessantes.
Toquei em bandas de bares e como cantor fui guitarrista e back vocals no Tour Balancê da Sara Tavares.
Estudei Arquitectura e trabalhei em vários ateliers de Arquitectura durante 10 anos assim como em na elaboração de Design 3D para publicidade.
 
 


 
12 – Qual o vosso conselho para as famílias portuguesas, na hora das refeições?
 
É tão fácil e rápido e, quase sempre mais económico, fabricar parte de uma refeição que recorrer a um take-away ou aos prontos congelados ou fazer a refeição fora que vale bem a pena tentar fazer a mudança. Ganha-se em diversidade de sabores e aromas, pode ser um tempinho de relaxe após um dia de trabalho, pode ser tempo de qualidade em família e com o que se economiza bem que se pode ir jantar fora a um bom restaurante de vez em quando.

 
13 – E por último, definam a youcook em duas palavras!
 
   Bem-disposto!

 


 
Obrigada Pedro, Sofia e Ricardo por este bocadinho delicioso que nos deixou com água na boca e cheios de vontade de experimentar!

3 comentários:

  1. Parece-me bem!
    Eu sou daquelas que diz que não tem jeito para a cozinha, mas na verdade nunca ninguém me ensinou! A minha mãe fazia sempre tudo e preferia que eu estudasse do que estivesse a ajudá-la. Ultimamente tenho explorado várias receitas e feito coisas diferentes. Aprendi que gosto de sabores que não estava habituada e até muito mais saudáveis.

    ResponderEliminar
  2. Vou já passar este post ao meu maridão! :) lá em casa a tarefa é dividida... mas o gosto não! ;) Obrigada!!
    bj

    ResponderEliminar
  3. Adorei as receitas. Fiz ontem a bola de carne e ficou fabulosa, hoje vou fazer outra coisa. Obrigado!

    ResponderEliminar