terça-feira, 3 de junho de 2014

O melhor de dois mundos!

Passamos a vida a ouvir: "Não se pode ter o melhor de dois mundos!", "Tem que se fazer escolhas na vida!", etc e tal, o que não deixa de ser verdade! Há pessoas que querem tudo, e depois acabam por não conseguir nada. Temos sempre de dar graças por aquilo que temos, e não estar sempre a praguejar pelo que não temos.
Mas no outro dia, quando estava a olhar para os meus rapazes descobri que, pelo menos numa coisa na vida, podemos ter o melhor de dois mundos: nos Filhos. É, ou não é? Eu vejo nos meus o melhor dos dois mundos, o meu mundo e o do Sebastião Pai. É claro que temos sempre a mania de dizer, em tom de gozo:
- "Tem o mau feitio do Pai!"
- "É teimoso como a Mãe!"
Mas lá no fundo, sabemos que foram feitos com o melhor de cada um de nós.
O Sebastião tem a cabeça de engenheiro, a ânsia de viver, a curiosidade e a mania da organização do Pai (e a teimosia também, mas no bom sentido!) Mas depois também tem a paciência de santo, o gosto desenfreado pelos livros e as duplas gargalhadas da Mãe. O Manel tem o apetite, a paixão pelos desenhos e a timidez que engana do Pai. Mas tem também o feitio espontâneo, a ingenuidade e capacidade de se dar da Mãe. E o melhor de dois mundos cai também para o lado das parecenças físicas! O Mogli tem os dentes matematicamente separados, a expressão, a maneira de andar, e o corpo esticado do Pai, mas também tem o cabelo escuro e  forte e os olhos quase pretos e arregalados da Mãe. O Pote de Mel também herdou os olhos escuros enormes e o cabelo cor de azeitona e cheio de cachos que a Mãe tinha, e as bochechas redondas e os pezinhos mais queridos do Pai, quando ainda era bebé. Mas ainda podemos ir mais longe! Dizem que o Titão é parecido com o Avô J. e com o Bisavô Nito, e que o M. tem a boca recortada da Avó B., mas que é igualzinho ao Avô J. e aos Tios Gémeos. Eu acredito piamente que a genética tem destas coisas, e é a melhor herança que podemos ter da nossa família.
Um bocadinho daqui, outro bocadinho dali, a mistura saiu perfeita (qual é o Pai/Mãe que não acha?). É por isso que a expressão "O melhor de dois mundos" só pode ter sido criada a pensar na maior das criações: os nossos Filhos!
 
Aqui está o meu melhor de dois mundos! Como é o vosso, Maisenas?
Fotografia by Arte Magma para a Menina Manel
 

1 comentário:

  1. Olá Francisca, descobri à pouco tempo o teu blog e desde então passo por cá todos os dias!
    Só não percebi como se chamam os teus filhos?
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar