quinta-feira, 3 de julho de 2014

A História do Dragão Sebastião

Era uma vez um Dragãozinho, filho de Pai e Mãe Dragões, mas que ainda era muito pequenino. O Dragãozinho chama-se Sebastião, e derretia a todos o coração. O Sebastião era tímido e introvertido, mas gostava de brincar com os outros animais da sua cidade.  Até que um dia, o Pavão João veio ter com o Dragão Sebastião, e perguntou-lhe se queria brincar à apanhada. O Sebastião, muito contente, mas um pouco nervoso, disse logo que sim! Então lá foram eles, felizes da vida, ter com os outros amigos, e começaram logo a corrida. Uns pequeninos e rápidos, outros enormes e mais lentos, lá se entendiam todos, à sua maneira.
Mas o Dragão Sebastião estava triste, pois não conseguia apanhar nenhum amigo, não havia um único que lhe resistisse. Era desmanchadão, trôpego e trapalhão, este Dragão Sebastião. Até que, de repente, teve uma ideia: "Vou usar o meu poder secreto" - pensou. E logo, logo, pôs-se em acção. Quando andava aflito atrás do Pavão João, o Sebastião fez batota e .... Auch.... lançou uma chama de fogo para queimar as penas vaidosas do Pavão e, assim, apanhá-lo!
- "Weeeeeeeeee!" - exclamou o Pavão!
- "Cuidado, cuidado! Fujam todos que este Dragão é como o Lobo Mau!!"
E todos os amigos que brincavam, logo em casa se enfiaram, com medo do Dragão, que ficou muito triste, porque apesar de ter feito batota, não tinha ponta de maldade no seu coração.
- "Snif, snif!" - o Dragão Sebastião chegou a casa a chorar.
- "O que foi, filhote?" - perguntou logo a Mãe
- "Os meus amigos correm todos mais rápido do que eu, por isso lancei uma chama de fogo para apanhar o Pavão, que fugiu com todos os outros. E agora ninguém quer brincar comigo!"
- "Pois é Sebastião, diz a Mãe, tens que usar as tuas diferenças para o bem, e não para o mal".
- "Com assim, Mainha?"
- "Não podes usar um dote que tenhas para te sentires melhor que os teus amigos, mas sim para ajudá-los, tal como todos os outros poderão fazer contigo!"
- "O rinoceronte poderá ajudar-te a atravessar rios sem te afogares" - continuou a Mãe
- "A girafa poderá alcançar-te folhas frescas sem te magoares, e a cegonha poderá voar para bem mais alto e avisar-te do mau tempo para nunca te molhares!"
- "E como posso eu contribuir para a felicidade dos meus amigos, Mãe? Eu não passo de um destrambelhado que só sabe cuspir fogo!"
- "Vais a casa dos teus amigos pedir desculpa e convidá-los para um churrasco de bambu cá em casa."
- "Ok...mas..." - disse o Dragão Sebastião, um pouco desconfiado.
- "Nem mas nem meio mas!" - diz logo a Mãe.
Meia hora mais tarde o Dragão volta, já um tanto quanto animado! Os amigos, apesar de tudo, aceitaram o convite, pois adoraram a ideia do churrasco. O que nenhum sabia é que o Dragão Sebastião iria ser a estrela da festa, com o seu dote cospe-fogo.
Quando todos os amigos chegaram (alguns ainda a medo), o churrasco estava preparado. Espetadas de bambu com queijo creme, que delícia! Foi aí que a Mãe do Dragão Sebastião, que já tinha tudo pensado, o chamou à parte e explicou-lhe o seu plano.
- "Que ideia genial, Mainha!"
- "Shiuuuuu, vá lá surpreender os seus amigos e divirtam-se!"
Foi assim que o Dragão Sebastião conquistou todos os animais da cidade, praticando o bem. Cuspiu uma enorme chama de fogo directamente para o churrasco, e deixou os amigos boquiabertos, e com água na boca, ao verem o queijo derretido, absolutamente apetitoso!
- "UAU!!!" - exclamaram todos em uníssono. "Que maravilha Sebastião!"
- "Aproveitem amiguinhos, foi a minha Mãe que preparou, deve estar uma delícia!" - disse o Sebastião.
E foi assim que o Dragão conseguiu inverter a batota, essa ideia tão tonta, numa cadeia de favores, em que os animais, de todas as raças e cores, começaram a usar os seus dotes para serem úteis aos outros, e assim criar uma imensa harmonia, cheia de amor, paz e sabedoria.
Fim *
Tem um ar arrepiantes mas é o Dragão mais querido do mundo!
Ilustração by Francisco Ortigão Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário