terça-feira, 1 de julho de 2014

Barcelonices

Custou deixá-los, não vou mentir. Custou muito mais do que aquilo que pensei. Nunca tinha deixado o Manel. A única vez que deixei o Sebastião fui para Londres de madrugada e ao fim do dia já estava em casa, de tal maneira o maldito vírus nesse dia atacou. Mas estava grávida de quase 7 meses e não aguentava pensar que estava longe e que tinha um filho doente em casa. Por isso, rumámos ao aeroporto e metemo-nos no primeiro avião com V de volta. Se fosse hoje não faria o mesmo, porque afinal não foi nada de especial e porque uma grávida de 7 meses não devia passar o dia no aeroporto entre o stress dos voos e das escalas (e logo eu, que detesto andar de avião), mas na altura o meu coração de Mãe ditou-me esse destino, por isso não me arrependo de nada. Desta vez, o S. voltou a ficar com otite no dia em que embarquei para Barcelona (acerta sempre!), mas depois de ir à CUF com a Avó, logo fiquei mais tranquilizada e...desta vez não voltei.
Apesar do susto, foram uns dias muito bons de amigas, arejo, passeio, compras, disparates, praia, tapas, gofres, gelados, mojitos de todas as cores e sabores, e tudo a que temos direito. Senti-me de novo uma verdadeira teen, e adorei aquela sensação de liberdade, ao sair de manhã sem nada às costas, sem horas, sem saber para onde ia e sem ter nada planeado, apesar de ter sempre aquela sensação que faltava um bocadinho de mim. Senti-me entrar dentro do Vichy Cristina Barcelona, à minha maneira.
Aquelas ruas quentes, aquela gente barulhenta, o à vontade daquele povo que vive na rua, a toda a hora, em todos os cantos. Vi punks cruzarem-se com freiras sem qualquer olhar desconfiado, velhinhas e sem-abrigo de braço dado, ilusionistas e malabaristas de arcos e fogo a trocarem cenários com yoggis, vi nus sem complexos, sem ninguém a contemplar, vi raças, religiões, e padrões sociais diferentes a trocarem impressões, mesmo sem precisarem de falar, como se fossem da mesma família há anos. Porque Barcelona é assim, feita de gente simples, genuína, de bem com a vida e com ela própria.
Praças cheias de vida, restaurantes a abarrotar, lojas trendy e cheias de pinta, gente bonita, bebés lindos, ruas bem tratadas, pessoas de mãos dadas. Respirei fundo e senti-me bem. Há muito tempo que não vivia os dias assim, com um tempo só para mim.
Vestido comprido Mandala, disponível no Maisena Mum&Kids Brands!
Lindo!
 
Perdi a cabeça e tive de segurar a carteira com as lojas de cair para o lado que por lá andam. Tive pena de não ter levado a nossa boa máquina, mas com a fama de carteiristas que Barcelona tem, deixei que o Pai S. a levasse para a viagem de sonho que está a fazer (mal possa conto tudo!) De qualquer maneira, os telemóveis modernos de hoje em dia ajudam a quem quer recordar momentos, sítios, expressões e recordações de por onde andou. E quanto a isso, venho com uma memória cheia de fotografias mentais, e mais algumas que mostro por aqui:



Sem dúvida, dois spots a não perder, com tapas para nunca mais esquecer!
Cervejaria Catalana e Ciutat Comtal


Algumas das minhas lojas preferidas:
- Villebrequin (pena ser tão cara!) 
- Esse o Esse, uma loja que não conhecia mas que fiquei fã, quer pela decoração, quer pela colecção!
- Vinçon, uma mega loja que tem tudo para casa e muito, muito mais. Totalmente diferente e irreverente, adorei!
- Dr Bloom, sem dúvida a minha eleita como Miss Barcelona! Perdi-me de amores...
- Bot de Llum, uma loja 100% náutica com tudo o que nos faz sonhar com o mar (estas galochas em tamanho mini encheram-me as medidas!)
 
O que mais me chamou a atenção foi a simplicidade do bom-gosto dos catalãos. Lojas aparentemente nuas e sem acabamentos, mas em que apenas um pormenor aqui e ali faz toda a diferença. Um regador cheio de flores à porta, uma cómoda antiga restaurada, um ramo de alfazemas num jarro de mostarda, pulseiras presas por um livro enrolado, paletes de madeira com almofadas marroquinas ou de sarapilheira, tudo isto à porta das lojas e dos restaurantes, chamando o olhar e o olfacto de quem por lá passa. Se resulta? Podem crer que sim! Estava completamente fora de mim com tantas novidades. Há 7 anos (desde a minha despedida de solteira) que não lá ia e notei uma diferença avassaladora, ainda para melhor! Sinto que o Porto, aos poucos, se está a tornar na Barcelona de Portugal, o que me enche de um enorme orgulho.
Para quem está a pensar dar lá um saltinho, e já conhece bem a cidade, os museus, os parques e os edifícios idílicos, eis os meus spots preferidos, que nunca é de mais repetir:
- O Paseo de Gràcia e as suas avenidas sem fim, óptimo para passear, a pé ou mesmo de bicicleta (só é pena a La Pedrera estar em obras!!)
-  A Cervejaria Catalana e as suas tapas inesquecíveis;
- A zona de Barceloneta, com as suas praias cheias de gente, e de pinta também;
- As míticas ramblas, nem que seja só para nelas passear;
- O Parque Guell, uma das minhas maravilhas preferidas de Barcelona;
- Toda a zona da Sagrada Familia, nunca é de mais visitar;
- O sítio do Born e as suas lojas, bares e restaurantes de encantar (vão à Sandwich & Friends e nunca mais queiram outra coisa!)
- O Museu Picasso, absolutamente imperdível!
Dica para os amantes de Sushi e peixe fresco, para cortar com os fritos das Tapas: Experimentem ir jantar ao FISHOP mesmo no Paseo de Gracia, prometo que não se vai arrepender!
Dica para os amantes de Brunch: Não deixem de passar pelo Jaime Beriestain, uma loja de decoração com florista e bar/restaurante, que nos deixou a todas boquiabertas e com água na boca! Experimentem.
O que mais gosto nesta cidade é da sensação de liberdade que nos dá! São os passeios largos, as avenidas arejadas, a vida nas esplanadas, as pessoas motivadas, de arestas bem limadas.
Quem passa por Barcelona nunca mais será a mesma!!! Obrigada minhas adoradas Amigas, por estes dias inesquecíveis! Parabéns K., noiva mais linda!Obrigada queridos Mãe e A por terem tomado tão bem conta dos Babies. E obrigada aos meus Mais-Que-Tudo por serem uns verdadeiros príncipes quando os Pais não estão por perto, quando parece que é tudo tão incerto!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário