quinta-feira, 14 de março de 2013

Um dia diferente...

Que sol maravilhoso foi este? Há tanto tempo que não nos cumprimentava que já quase não o conhecíamos! Venha rápido o fim-de-semana!
Mas muitas vezes estamos a semana toda a ansiar que chegue sexta-feira, e depois chegamos a sábado e ficamos sem ideias para programas giros. Pois bem, hoje vou falar-vos de uma ideia para um dia diferente, muito bem passado.
Todos já devem conhecer ou ter ouvido falar de Ponte de Lima, a vila mais antiga de Portugal. Se calhar não sabem é que os domingos em Ponte de Lima são inesquecíveis.
Comecemos pela feirinha junto ao rio, que nos oferece desde fruta e legumes biológicos, artesanato de tarar, até passeios de pónei para os nossos filhos. A não perder.
É claro que não podemos deixar de tomar um café acompanhado do melhor almendrado do mundo na famosa Havaneza, a confeitaria mais conhecida da vila.
A Igreja matriz de Ponte de Lima é também um ponto de paragem obrigatório, acreditem!
Depois podemos passar pela famosa ponte romana de Ponte de Lima, que é pedonal e que oferece música do Frank Sinatra aos que por lá passam. Só por isso já vale a pena!
O jardim em frente à casa do Arnado é um dos meus preferidos, com ginásio ao ar livre, parque para as crianças, e uma infindável paisagem a acabar no Museu do Brinquedo que também é imperdível. Por lá podemos ficar a manhã toda que nem damos pelo tempo a passar. É, realmente, um sítio de sonho para nós e para as crianças. O S. todos os dias pergunta quando é que podemos voltar ao "jadim d´ponte dlhima", onde os passarinhos cantam e até as formigas dançam..
Para almoçar vamos sempre, sempre, sempre à Carvalheira comer um maravilhoso bacalhau com broa, depois de umas estrondosas alheiras e de umas pataniscas de entrada, claro! Não se esqueçam que as dietas têm que ficar em casa...o leite creme queimado da Carvalheira é um verdadeiro pecado.
A seguir ao almoço, costumamos ir às  Lagoas de Bertiandos. E não é por acaso. Posso-vos dizer que quem por lá passa, quer voltar....no dia seguinte. É o verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e dos passeios a pé...e o melhor que tudo: é baby friendly. O passeio é quase todo feito em passadeiras de madeira por cima das lagoas, com pontos de paragem para ver a fauna e a flora. É um verdadeiro tesouro escondido. Garanto-vos que não se vão arrepender!
Tudo isto numa vila do Norte do país, aqui tão perto. Eu não vos disse que há programas imperdíveis que muitas vezes nos passam ao lado? Este é um deles. Este fim-de-semana visitem Ponte de Lima, está mesmo aqui por cima!!





3 comentários:

  1. Podemos combinar uma Vendinha em Ponte de Lima!!! lol

    ResponderEliminar
  2. Graças a Deus encontro um blog de "meninos", era mesmo o que precisava sendo mãe de um!!! E ainda por cima a falar logo de Ponte de Lima que eu adoro... sou de Braga mas vivi lá 5 anos e é verdade, estou com saudades e acho que vou lá passar o dia no domingo (se o tempo se mantiver com este sol maravilhoso). Obrigada pela dica e este blog já está nos meus favoritos! Beijinho, Joana

    ResponderEliminar