quinta-feira, 9 de maio de 2013

Mais de Maisena - Home sweet Home!

Lembram-se da promessa da nossa rúbrica de decoração aqui? Pois bem, aqui está ela.
A Pia e a Pipinha são duas irmãs que se juntaram na paixão por moda e decoração. O seu mais recente projecto é a Alperce Home, que prima pelo bom gosto e pelo toque de originalidade. Estas duas manas tão queridas aceitaram o meu convite de nos falar um pouco sobre a decoração das nossas casas e sobre aquilo que não pode faltar quando falamos em conforto e bem-estar, porque a nossa casa deve ser o nosso ninho de amor, o nosso porto seguro.

 
1 – O que é, para vocês, o mais importante numa casa?

A luz, a cor e os pequenos pormenores, sem dúvida fazem a diferença.






2 – Quais as peças que não podem faltar?

 
Quadros (um bom quadro enche um espaço) e candeeiros, principalmente os de mesa, pois há muito tempo que a luz de tecto foi abolida em nossas casas. A luz ambiente, torna uma casa muito mais quente e acolhedora!


3 – Que disposição é que uma sala deve ter? E um quarto?
 
 Na decoração, como em tudo na vida existem algumas regras, umas podemos quebrar outras não! Existem regras básicas, como nunca posicionar um sofá com as costas viradas para a entrada da sala; ou uma cama que deve estar sempre posicionada de forma a controlar a porta; um quarto deve ser iluminado de forma suave para criar um ambiente calmo!



4 – Qual é, a vosso ver, o aspecto mais importante para se ter em conta quando se está a começar a decorar uma casa, do zero?
 
 
Muitas vezes inúmeras respostas estão à nossa volta! Não basta uma boa decoração, o espaço tem que andar sempre de mãos dadas com a decoração. Paredes bem pintadas, cores bem escolhidas, mais uma vez ter em atenção o espaço e as suas necessidades. Uma casa saudável onde tudo funcione na perfeição, para que assim possamos desfrutar da casa e não daquela irritação de quando alguma não funciona correctamente. Depois disso investir na decoração, seguindo um fio condutor que nos ajude, ou um papel de parede que vimos e gostamos, ou um móvel herdado, algum ponto de partida!

 
5 – Less is more, é o vosso lema?

Casas vazias e impessoais, não são nada o nosso género, gostamos de casas vividas, com recordações felizes, peças que nos sejam queridas e que nos proporcionem uma vivência prática, mas devemos nos tentar restringir a somente aquilo que precisamos efectivamente. Não é um exercício fácil, mas com certeza reconfortante e libertador.


6 – O que é que não pode faltar numa mesa de entrada?
 
Flores, muitas flores frescas, um grande candeeiro, uma vela, um quadro ou um espelho e um prato “bem giro” para atirar as chaves quando se chega a casa. (risos)!!
























7 - Open space ou divisões?

Ainda somos um povo um bocado conservador no modo como estamos na vida e isso reflecte-se nas nossas casas também! O conceito “open Space” no nosso pais é visto com alguma relutância ainda.
Pessoalmente, achamos que tem muito a ver com a fase da vida em que estamos, não nos parece que para uma família com vários filhos sejam a melhor opção, contrariamente para um casal cosmopolita sem filhos, que vive a 1000 à hora parece-nos uma óptima escolha!   


8 – E os espaços exteriores que hoje em dia são cada vez mais pequenos, o que é que aconselhas para uma varanda ser bem aproveitada?

Somos amantes da natureza! E como tal o espaço exterior numa casa, por mais pequeno que possa ser, é uma preciosidade! Dependendo do espaço, uma mesa mini para desfrutar de um bom pequeno almoço ou jantar à luz das velas numa noite de verão parece-nos essencial!
 


9 – Onde é que vão buscar ideias/inspirações?

 Em tudo, nas viagens… nas pequenas informações que recolhemos diariamente…hoje em dia há tanta informação, blogs, site…enfim! É muito fácil obtermos inspirações, basta estarmos inspirados para a VIDA!!


10 – “É uma casa portuguesa, com certeza”. Acham que as casas portuguesas se diferenciam pelo bom gosto, ou ainda há um longo caminho a percorrer?

Ainda há um longo caminho a percorrer, mas como diz o ditado, “não há regra sem excepção”. Cada vez mais as pessoas têm prazer em decorar as suas casas.


11 – Para uma casa com crianças, há algum cuidado especial que se deva ter?

Com uma criança existem sempre cuidados especiais a ter, mas devemos encarar isso de uma forma natural e não mudarmos a casa toda em função das crianças, desde cedo elas tem de se adaptar à casa, devemos ter apenas os cuidados básicos para que possam viver felizes e em segurança.



 
 


12 – Se tivessem que definir o vosso conceito  numa palavra/expressão, qual seria?

 
Hapiness is not a destination. It is a way of life!




 
 
 Obrigada Alperces!

Sem comentários:

Enviar um comentário