sexta-feira, 3 de junho de 2016

Viver de bem com o coração

É tão fácil viver de bem com o coração. Dar graças. Sentir uma enorme gratidão. É tão fácil seguir um sonho. Lutar por aquilo que queremos. Fazer tchim-tchim quando nos apetece. É tão fácil dar gargalhadas sinceras. Plantar uma árvore. Comer bem. Beber muita água. É tão fácil ser saudável. Ter uma consciência ecológica. Optar por alimentos puros. É tão fácil montar uma estufa em casa. Ver as sementes crescer. Esperar até não mais poder. É tão fácil ajudar o outro. Dar a mão a quem precisa. Contar uma história a quem não sabe ler. Respeitar o silêncio. É tão fácil mudar o (nosso) mundo. Pensar sempre nos outros. Saber perdoar. Acreditar no futuro. É tão fácil reciclar. Apagar as luzes. Acender as velas. Ter tempo para amar. É tão fácil manter uma casa bonita. Sentir o cheiro do café. Deixar o sol entrar. É tão fácil viver com menos. Poupar e poupar. Doar e doar. É tão fácil 1001 desperdícios evitar. 







Por ser tão fácil ser feliz com pouco, amar o próximo, abraçar o mundo, ser generoso com o futuro, a IKEA lançou esta semana a campanha "Dias Verdes", ajudando as famílias portuguesas a optar por um estilo de vida mais sustentável, mais equilibrado, mais saudável, mais verde, e criando um impacto positivo no nosso querido planeta (que por alguma razão se chama Terra!)
Por cá, adorámos a ideia e todas as surpresas que a nossa marca escandinava preferida está a preparar até ao dia 5 de junho. Estamos já a pensar em tantas e tão boas ideias para a casa nova!


Agora um desafio para as famílias aí de casa. E que tal se lessem aos vossos filhos, ao deitar, o novo mini conto Maisena, ensinando-os a pensar (e sonhar) verde?

"Era uma vez um miúdo muito esperto chamado Zemati, com cabelo cor de limão, e cabeça de maçapão. O Zemati era louco por legumes e fruta, mas tinha uma casinha do tamanho de um botão, sem jardim, nem alçapão. Zemati vivia triste, porque tinha de estar sempre a comprar os seus alimentos preferidos, em vez de os poder cultivar. E a mercearia da Violeta nunca tinha aqueles limões amarelos que Zemati tanto gostava...Certo dia, e depois de muito magicar, fez-se-lhe luz (LED - claro está! Ora cliquem na cara do Zemati!). Porque não criar uma estufa dentro de casa? "Olha que boa ideia! Sou o génio da lâmpada ecológica!" - logo pensou.
Zemati nem se queria acreditar que ia poder ter uma plantação só sua! Já podia ver crescer tomates, feijão verde, pimentos, ervas aromáticas e tantos outros alimentos saudáveis e deliciosos (cliquem em cada legume/fruta). E foi tão fácil dar asas à sua imaginação! Bastou que Zemati pusesse mãos-à-obra e, como por magia com pozinhos de perlimpimpim, as estufas e os kits de jardinagem dos seus sonhos nasceram, à espera de ser levados para a sua casinha do tamanho de um botão. Foi assim que Zemati começou a viver uma vida mais sustentável! Foi assim que começou a viver de bem com o coração!" 

Gostaram? Agora só falta seguir o exemplo do Zemati e de tantas outras crianças por esse mundo fora. E podem começar já amanhã!
Teresa Chambel, Diretora da revista “Jardins” e autora do livro “Um Jardim dentro de Casa”, vai mostrar como podemos trazer a sustentabilidade para o nosso dia-a-dia, sem precisarmos de um jardim, um terraço ou uma varanda, no workshop “Horta na minha Casa” (na IKEA de Alfragide no próximo dia 4 de junho, às 16h00 e na IKEA de Loures no próximo dia 5 de junho, às 11h00). Iara Rodrigues, nutricionista e apresentadora de televisão, vai dar sugestões para uma alimentação mais saudável (na IKEA de Loures dia 4 de junho, às 16h00, e na IKEA de Alfragide dia 5 de junho, às 11h00). Mais! Durante os próximos dias, nas lojas IKEA, os minis vão ser desafiados a fazer um peddy-papper amigo do ambiente. Ao longo do percurso da loja, vão aprender mais sobre sustentabilidade, completando um mapa e recebendo uma surpresa no final. Já para não falar no lançamento da coleção mais amiga do planeta, repleta de produtos feitos em materiais naturais: ANVÄNDBAR. Não vamos poder faltar!


Eis as minhas escolhas das estufas e cultivos mais bonitos da cidade, à distância de um simples clique:

1 comentário: