quarta-feira, 3 de julho de 2013

Delírios

Às vezes, acho que estou a delirar:
 
- Titão, venha lavar os dentes.
Silêncio
- Titão, já lavou os dentes?
Bastava um simples sim ou não. Mas nada.
- Vou contar até três...
- Oh Mãe, não vê que eu não posso falar?
- Ai não, e porquê, já agora?
- Porque me dói muito a garganta, e por isso não posso falar nem lavar os dentes....
É verdade que o S. está sempre com as chamadas ites, e que está há 5 dias chateado em casa...mas também é verdade que o S. é homem! Está tudo dito! Homens são hipocondríacos desde pequeninos! Quando lhe convém, aproveita-se do facto de ter estado doente para só fazer aquilo que lhe apetece! Se alguém conhecer um homem que não seja exagerado e fiteiro quando tem uma dor de cabeça, de garganta, seja o que for, por favor digam-me que eu quero entrevistar essa ave rara!
 
O M. ainda não dá para ver muito bem, porque graças a Deus ainda é bebé e nunca está doente. às vezes lá apanha as malditas viroses do mano mas consegue "matá-las" de uma só rajada. Em compensação...o M. não dorme.
Já aqui falei acerca das noites mal dormidas cá em casa, mas desde há uma semana que temos uma novidade. O M. que nunca dormiu a noite toda mas que sempre adormeceu sozinho e tranquilo na cama dele, tem feito cenas de meia-noite, e até à meia-noite, para dormir. Chora, grita, esperneia...tudo para não ir para a cama! Fica a rebolar de sono e a cair pelos cantos da casa... e quando o tentamos pôr a dormir, ainda que ao colo, parece que se transforma num diabinho pequenino. Também já disse aqui que não sou adepta do Método Estivil, apesar de saber que a grande prejudicada com isso sou eu, que não sei o que é dormir uma noite inteira há três anos e meio. De qualquer forma ontem, no cúmulo dos desesperos, deixei o M. a chorar na cama, durante sete longos e dolorosos minutos. A chorar não, a gritar desalmadamente, como se não houvesse amanhã. Resultado: Uma mudança de pijama (tal maneira o M. transpirava) e mais outros longos sete minutos para acalmá-lo...Só adormeceu no carrinho de passeio, ainda que passeasse pelos corredores de casa.
Pergunta: O que é que se passa? Como é que um bebé que se portava tão bem e que quase que pedia para ir para a cama, de repente se transforma completamente, tornando um autêntico tormento uma hora que era tão quiet?
 
 

Mesmo a dormir pouco e mal, acorda sempre bem-disposto, este meu boneco pequenino!
 
Por isso agora é a minha vez que vos pedir sugestões, dicas, ideias para que volte tudo ao normal na hora de ir dormir.
O M., que para já só fala "Manolês", não nos consegue explicar porque é que já não quer ir para a cama à hora de sempre. Mas pode ser que algum dos Maisenas que me lê me possa ajudar! Será o calor, estará este baby a crescer e a mudar os seus gostos e hábitos, será alguma mudança na rotina, terão sido as férias que o desabituaram? Não sei o que é, mas sei que às vezes parece que estou a delirar, tal maneira é a birra do M. para se deitar.

Por isso é que:
 


 
 
 
Mas mesmo assim, mesmo com miúdos fiteiros, mesmo com dias de sol arreliados e caseiros, vale a pena ser Mãe. Mesmo com filhos doentes, mesmo sem noites decentes, vale a pena ser Mãe. Mesmo com serões intensos, mesmo com sonhos suspensos, vale a pena ser Mãe.
Com noites mal dormidas, podemos nós bem. Momentos puros e genuínos como estes é que não há quem!  Foi o delírio de hoje desta Mãe...
 

5 comentários:

  1. Olá Francisca. Parece-me que o calor não ajuda! O meu pequeno J. também anda transtornado! Não quer dormir porque às 21h30 ainda temos sol, e às 22h00 ainda temos luz do dia, e porque está calor. Come menos bem, e bebe muito! Mas tudo o resto também pode ter alterado as rotinas ao M.... as férias... e se juntarmos as diferentes fases pelas quais eles passam... bom eis a mistura de n fatores que tornam a deliciosa tarefa de mãe mais complicada! Boa sorte para esta noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela ajuda Cristina! Parece que o M. me ouviu! Enquanto acabava de escrever o post, adormeceu que nem um anjo, nem o senti! Bom, cada vez que tiver um problema venho para aqui escrever ;) !
      Um beijinho

      Eliminar
  2. Como eu a compreendo!
    Por cá, a hora de ir para a cama é muito pacífica: a minha pipoca de 18 meses mama por volta das 21h30 e adormece ao peito... Sabe tão bem!
    O problema é que depois acorda durante a noite e só quer palhaçada, ou então acorda a chorar e só se cala se mamar.
    Conclusão: acabo por não conseguir descansar!
    Mas concordo consigo: mesmo assim, se há coisa que vale a pena é ser mãe!
    Um beijinho e parabéns pelos seus príncipes: são LINDOS!

    ResponderEliminar
  3. De facto às vezes é complicado tentarmos decifrar o sono dos bébés. Eu já passei por acordar de 3h em 3h, por dormir noites inteiras durante 2 meses seguidos (nem sabia eu a sorte que tinha!), por acordar 10 vezes à noite, por ver o Baby Boy adormecer sozinho e vê-lo também a lutar contra o sono com cambalhotas à mistura! Uma avó diz que é dentes, outra diz que é calor....eu acho (ou pelo menos fico a pensar) que é apenas uma fase e que melhores dias virão! E depois, quando eles acordam e nos dão aquele sorriso delicioso......quem é que se lembra que a noite foi péssima?!
    Eu tento criar uma rotina (jantar, brincar um bocadinho, lavar dentes, pijama, história, leite - e normalmente ele adormece enquanto bebe o leite!), mas quando a noite tem que correr mal, não há rotina que aguente!
    Espero que as coisas fiquem melhor aí por casa e é acreditar que o sono dos anjos chegará brevemente!

    ResponderEliminar
  4. Francisca, tendo em conta que os meus dois já são, um pré-adolescente, e o outro adolescente (isto são eles que dizem, que para mim são sempre os meus bebés!), há várias possibilidades: o calor, a mudança de rotinas, e, numa fase desde a idade do M., até 3,4 anos (depende dos miúdos), as sombras! Esta é uma que nos esquecemos, mas à noite eles vêm as sombras, e pensam que é um bicho-papão, ou outra coisa do género!
    Mas a mais comum é de facto a mudanças de rotinas, os meus, depois das férias, demorava algum tempo até atinarem outra vez! Boa sorte, e vai tudo correr de feição, porque o M. é um fofinho!

    ResponderEliminar