domingo, 1 de dezembro de 2013

Parar para pensar

Hoje o tempo parou. Hoje houve tempo para tudo. Hoje ninguém saiu de casa. Hoje as horas vagas foram reservadas a nós.
Já não me lembrava há quanto tempo é que não passava um dia inteiro assim. Sem pressas, nem horários de saída, e sem incertezas na hora de chegada. Sem o põe e o tira casaco, gorro, luvas e cachecol. Sem os colos aos tropeções e os miúdos aos encontrões.
Hoje o dia foi só mimo e descanso. Tempo de qualidade para nós. E tudo correu melhor! Porque às vezes é preciso parar para pensar, para meditar, para organizar a nossa vida, para tentar explicar as sensações novas que nos invadem em cada dia, para viver as pessoas que amamos, para reviver por quem tanto choramos, para saborear os pequenos momentos em família que nos escapam todos os dias, para ser feliz, que é como quem diz...para parar e pensar na vida.
Ainda não é dia 1 de Janeiro mas hoje já fiz algumas promessas e pedi um desejo. Tentei corrigir alguns erros e percebi que preciso de mais arejo... porque às vezes é preciso parar para pensar. E hoje foi o dia!
Coincidência ou não, parece que finalmente o S. largou a maldita pepé! Depois de longos meses a fio de tentativas frustadas e Mães enganadas, o S. resolve entregar a pepé, sem qualquer resistência ou relutância. Assim, sem mais nem menos, disse apenas que já estava farto, e nunca mais falou do assunto. Pois bem, eu acho que não há coincidências! Eu acho que a culpa desta nossa vitória contra a pepé é simplesmente do dia calmo e milagroso que tivemos. Os miúdos sentem tudo. E tal como percebem as nossas angústias, os nossos medos, as nossas ansiedades, também sabem quando é que temos dias bons, quando é que tudo corre bem, ao som de músicas de Natal, e à sombra de uma árvore especial. Hoje, 1 de Dezembro de 2013, foi o dia em que o S. largou a pepé, e isso já ninguém nos tira.
Tal como manda a tradição, hoje foi também dia de montar a árvore de Natal. E é toda a envolvente à volta do enfeite da árvore, que torna este ritual tão familiar e tão cozy.
 


 

 

 
 
Dicas: 1 - Uma manta de rosetas no pé da árvore dá logo outro ar, muito mais acolhedor. Esta nossa manta é a preferida lá de casa.  Da Lãs & Mais, claro está! 2 - Independente da cor da vossa árvore, as bolas vermelhas, brancas, douradas e prateadas são as mais bonitas. Mas este ano nós também arriscámos nas pretas e castanhas, e adoramos o resultado! E para não parecer uma árvore impessoal, porque não acrescentar algumas peças da nossa vida? Nós temos umas bolas com fotografias, que é uma ideia genial! Também temos um ou outro Pai-Natal feito pelo S., e até uma bola gigante da nossa ida à Eurodisney! O que interessa é que a nossa árvore seja muito nossa, e que nos faça lembrar todas as coisas boas que temos e que o Natal faz questão de relembrar.
Foi uma tarde gira, gira, e muito bem passada. E mesmo com fotografias tiradas pelo Mogli, ou desfocadas, ou até já sem luz, dá para perceber como é que podemos passar bons momentos em família? Nem imaginam a cara do M. quando acordou da sesta e viu todo aquele aparato!
 
E aí em casa, como foi, Maisenas?
 

3 comentários:

  1. Foi ótimo... O pequeno estava a dormir a sesta e acordou exatamente quando acabei de montar e decorar a árvore. Ficou maravilhado com a luzes. Ficamos abraçados um tempo a contemplar isto...a magia do Natal.

    ResponderEliminar
  2. É sempre mágico!
    Eles adoram o ritual da montagem da árvore de Natal ao som das musicas mais giras e intemporais...
    E o momento mais esperado é o de colocar-mos, todos juntos, a n/estrela para pedirmos o desejo de Natal.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Este ano ainda não montamos a árvore! Mas já estamos nos planos de preparação! Todos os anos escolhemos um "berloque" novo para a nossa árvore! Fazemos nós sempre um também! Esta tem um pouquinho de tudo! Tem um enfeite da minha árvore quando era criança, tem um enfeite da árvore do Pai, quando era criança, tem a bola do 1º Natal da Princesa (Ela nasceu a 24 de Dez.), tem uma bola com a foto dela a cada ano da escolinha, tem um berloque que cada membro da família já ofereceu à Princesa, e tem também um berloque referente à nossa Mel, que é a nossa cadela linda, tem uma rena no pinheiro que é só dela..... Tém anjinhos que alguém especial fez em lã para a nossa árvore!!! Enfim a nossa arvore é muito especial, porque não é só uma arvore decorada com bolas e Pais Natal, cada uma das bolas e bonecos tem o seu significado, é uma árvore de história....a nossa história, e para nós não há mais bonita!!!!
    Adorei o "post", fez-me mesmo pensar e lembrar isto tudo que aqui escrevi e muito mais. Obrigada e beijinhos.

    ResponderEliminar